HOME
MGITECH

A maioria das pessoas associa processos logísticos apenas ao transporte de cargas e ao armazenamento de mercadorias e/ou produtos. Porém, o planejamento logístico está presente em todas as atividades da empresa: desde a relação com fornecedores, elaboração e implantação de procedimentos administrativos, produção de bens e/ou serviços, estratégias de marketing e comercialização, até ao atendimento das expectativas do consumidor final.

Com isso, é notável que a logística confira – ou ao menos deveria – o suporte necessário para que toda a cadeia produtiva se torne eficaz, garantindo a competitividade do negócio. Mas nem sempre é assim. Isso porque grande parte das empresas sofre com a falta de excelência na logística e focam, apenas, no transporte e armazenamento de produtos.

Por isso, confira abaixo algumas dicas para ter um setor de logística eficaz e completo.

Analise bem todas as áreas

Faça uma análise para identificar os desperdícios em todos os processos mal estruturados de produção, até as áreas que direta ou indiretamente estejam envolvidas na confecção de bens e/ou serviços.

Mapeie os processos logísticos

Organize todos os processos da sua cadeia de fornecimento por meio da coleta do máximo de informações que conseguir sobre o armazém, o sistema de entregas e a frota. Assim, é possível diminuir erros e perdas.

Controle de estoque

Com um controle minucioso do estoque, você consegue ter uma noção da freqüência de saída das mercadorias e os prazos que os fornecedores levam para entregá-las. Dessa forma, você evita rupturas e/ou excesso de produtos.

Integração entre logística e vendas

É preciso que as áreas se conversem para que não ocorram promessas de entrega em um determinado prazo que é impossível de ser cumprido.

Busque parceiros regionais

Defina bem a área de atuação do seu negócio e busque parceiros com atuação local. Dessa forma você tem a segurança de uma transportadora e um preço mais competitivo.

Pessoal preparado

Tenha uma equipe de funcionários competente, treine-os bem e apresente todos os detalhes da sua empresa, para que eles conheçam o todo e estejam preparados para lidar com a realidade do seu negócio.

Software de entrega

Por meio da tecnologia existente hoje, você pode fazer uso de um software de confirmação de entrega: ele diminui o uso de papel, as informações desencontradas e erros. Um exemplo é o Comprovei, que possui uma ferramenta chamada POD, que confirma a entrega no momento em que ela acontece por meio da internet, em tempo real.

Proof of Delivery MGITECH

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado