HOME
Leonardo Calandriello

Aprenda nesse artigo como gerar códigos de barra no Excel, utilizando alguns arquivos de fonte de texto e o StrokeScribe Active X. Vamos ensinar duas maneiras de se fazer isso, aqui vai a primeira e mais simples:

Código de Barras no Excel - Opção 1

1. Faça download da fonte de código de barras que melhor atender sua demanda:

codigo EAN 13

codigo ITF 2 de 5 (padrão Febraban)

codigo EAN 128

codigo 39

codigo QR

codigo DataMatrix

codigo PDF417 

 

2. Após o download e extração do arquivo compactado, rode o arquivo setup.exe e copie os arquivos com extensão .TTF da pasta TrueType para C:\Windows\Fonts

3. Abra o Excel, crie o texto/código que deseja em uma fonte básica, por exemplo, Arial. Em seguida,  troque para a fonte que você acabou de instalar. Note que automaticamente, essa fonte converte o que você digitou para o desenho de um código de barras, como mostra a figura abaixo:

código de barras excel

O próximo passo é imprimir esse código gerado em um papel. Pronto, basta apontar um leitor de código de barras para a etiqueta criada e o leitor irá digitar automaticamente ocódigo impresso na etiqueta.

Código de Barras Excel - Opção 2

Outra maneira de gerar código de barras no Excel é utilizando o StrokeScribe ActiveX.Esse plugin possibilita que você altere o tipo de código, por exemplo, para um QR code.

Primeiramente, é necessário instalar o StrokeScribe ActiveX. Voce pode baixar aqui: http://strokescribe.com/en/download.html.

Após a instalação do StrokeScribe, abra o Microsoft Excel e na aba INSERIR vá em OBJETO, como mostra a figura:

codigo de barras em excel

Após clicar em OBJETO, na aba CRIAR NOVO, selecione a opção StrokeScribe Document da lista de opções:

código de barras no Excel

Assim que selecionar StrokeScribe, automaticamente aparecerá um código de barras na tela. É aí que a modificação do tipo de código acontece. Duplo clique em cima do código para editar as informações contidas e o tipo de código. Veja na figura que selecionamos a opção QRCODE e está circulado o campo onde se altera o texto contido no código:

como gerar código de barras excelEm ambos os casos se tem a possibilidade de modificar os dados do código, porem utilizando o StrokeScribe Active X com o Excel, abre-se a possibilidade de alterar também o tipo de código a ser gerado.

Confira outro artigo onde disponibilizamos vários tipos e download de fontes de código de barras.

como gerar código de barras, gerar codigo de barras

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado