Hoje vamos falar de uma das simbologias mais utilizadas para produtos. Aprenda o que é o código de barras EAN 128 e em quais casos utilizá-lo.
O código de barras EAN 128 (também conhecido como) é uma das simbologias mais abrangentes, já que tem uma maior capacidade de armazenar dados. É muito utilizado no ramo da distribuição e também no ramo hospitalar, pois permite a identificação de número de lote, série, fabricação, validade, textos livres e outros dados complementares. Isso facilita, ou melhor, dá condição de rastreabilidade dos produtos, o que torna o código EAN 128 muito vantajoso de se utilizar.
É um tipo de código de barras linear e alfanumérico. O código de barras EAN 128 possui a seguinte estrutura:
-
caractér de início segundo estrutura do código 128 (START-A, START-B ou START-C);
-
caractér FNC1 do código 128;
-
identificador de aplicação;
-
dados codificados;
-
dígito verificador;
-
caractér que identifica o final do código;
A melhor maneira de definir o que realmente são os Identificadores de Aplicação (IA) é dizer que são trechos dentro do código que informam qual tipo de dado está sendo armazenado e o seu formato. Na verdade a rastreabilidade do produto é o papel fundamental dos IA’s.
A informação possível de encontrar é informação relativa a medidas, proporções, quantidades, prazos e datas (validade, recepção, expedição), unidade logística (SSCC), GTINs (Global Trade Item Numbers), entre outras coisas.
O SSCC é o código de série de unidade logística ou em inglês Serial Shipping Container Code e é um dos mais importantes Identificadores de Aplicação, principalmente para rastrear a movimentação e transporte de materiais e mercadorias. Obrigatoriamente, as unidades logísticas devem possuir este Identificador de Aplicação, pois ele garante um número exclusivo para cada unidade e é através dele que se pode verificar de qual unidade o produto veio.
GTIN (Global Trade Item Number) é o código identificador principal de qualquer produto que pode conter entre 8 a 14 dígitos como prefixo. É usado desde o fabricante até o ponto de venda no varejo e serve apenas para identificar as características mais básicas de um produto, tais como país onde foi produzido, empresa que o produziu e qual o produto em si.
Veja abaixo uma etiqueta fictícia de um código de barras EAN 128. Onde está apontado, ficam os Identificadores de Aplicação:
Envie um comentário