HOME
MGITECH

Em um mundo cada vez mais acelerado, com expectativas altas de consumidores em relação à flexibilidade de compras e prazos de entregas, a logística se torna cada vez mais uma peça-chave na diferenciação perante os concorrentes. Além de um elemento importante para o abastecimento da cadeia produtiva e de vendas, uma gestão inteligente de logística pode representar substanciais economias para a empresa. Isso, porém, depende de alguns fatores.

Para que a empresa possa conseguir equilibrar o máximo de produtividade, com simultânea redução de erros e custos, é necessária uma visão clara e objetiva do cenário de atuação, com foco em inovação, tanto na parte de ferramentas quanto na parte de processos.

Para as empresas que são referência neste tema, os pontos a seguir são alguns dos principais diferenciais:

  • Mobilidade

Com a necessidade de adaptabilidade e reorganização rápida (até mesmo em tempo real), a mobilidade é uma parceira de valor inestimável.

Aplicativos em smartphones e tablets e aparelhos especializados (como leitores de códigos de barra e QR) com capacidade de conexão e integração passaram a ser ferramentas indispensáveis na rotina de trabalho, pois permitem a emissão de alertas e avisos, além da comunicação inteligente entre operadores e a central de controle.

  • Controle da cadeia de suprimentos

Um dos trabalhos mais tradicionais da logística, a cadeia de suprimentos precisa estar preparada para a nova velocidade do consumo digital, com capacidade de produção e entrega mais rápida do que no passado.

O aumento do consumo via aplicativos só tende a intensificar esta tendência, o que deve dar ainda mais importância a este ponto.

  • Intimidade com a tecnologia

Não basta colocar a tecnologia à disposição, é necessário treinar as pessoas em seu uso e inserir as novidades no contexto de seu trabalho, para que todos os diferenciais competitivos possam ser obtidos. Invista em divulgação e capacitação das pessoas envolvidas em todos os níveis de atuação para que as inovações possam gerar máximos resultados.

  • Renovação de processos

A eficiência das rotas de entrega depende da dinâmica do trânsito, o que pode mudar de tempos em tempos e, por este motivo, precisam ser constantemente reavaliadas e atualizadas para que logística possa se manter sempre efetiva.

  • Métricas

Tempo de ciclo, custo de operação, desgaste de materiais etc., tudo isso e muito mais precisa ser considerado na hora de se estabelecer preços e definir rotas. Adicionalmente, estas métricas devem ser revistas regularmente para que se mantenham relevantes e precisas.

Ao seguir passos como estes, sua empresa estará adotando algumas das melhores práticas em logística e, com isso, ficará mais preparada para atuar em um mercado cada vez mais competitivo.

Proof of Delivery MGITECH

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado