Smartphones, tablets e apps mudaram a forma como as pessoas utilizam os bancos. Atualmente, cada vez menos clientes precisam ir a uma agência bancária para efetuar transações, o que aumenta a conveniência dos serviços e a satisfação dos correntistas.
Para os bancos, a mobilidade significa a possibilidade de aumentar a agilidade na prestação dos serviços, com redução de custos e uma presença constante na vida dos clientes.
O Brasil é um dos países mais avançados do mundo no uso de recursos mobile no setor bancário, antecipando, às vezes, o que irá ocorrer no futuro nos Estados Unidos e na Europa. A seguir, veja 10 estatísticas imperdíveis sobre a adoção do mobile banking:
1) No Brasil, 50% das contas utilizaram internet banking e 25% usaram o canal mobile em 2014, de acordo com um estudo da Febraban. Já nos Estados Unidos, um estudo da Pew Research mostra que 32% dos americanos adultos acessaram seus bancos a partir dos smartphones.
2) Um estudo realizado pela Javelin nos Estados Unidos mostra que, para 70% dos clientes mobile, o banco digital substitui perfeitamente as agências físicas. No Brasil essa tendência também aparece e, como consequência, as agências estão se transformando em locais de relacionamento e negociação, uma vez que as transações do dia a dia são resolvidas digitalmente.
3) No mercado americano, 48% dos consumidores consideram os serviços de mobile banking como importantes ou extremamente importantes em sua decisão de trocar de banco.
4) Um estudo da Febraban mostra que, no Brasil, o mobile banking já é o quarto canal em número de transações, com 5,3 bilhões em 2014. Em 2013, foram 2,3 bilhões de transações via celular nos bancos brasileiros.
5) Por aqui, 96% das transações feitas pelo celular não envolvem movimentação financeira, como a consulta de saldos. Mostrando o que pode acontecer no futuro, nos Estados Unidos 10% dos depósitos efetuados no Bank of America acontecem via mobile banking.
6) 19% das transações realizadas sem movimentação financeira no Brasil em 2014 ocorreram a partir de um telefone celular. O mobile banking já é o segundo canal mais usado no Brasil para esse tipo de transação, atrás apenas da internet.
7) No Brasil, os canais digitais dominam as transações sem movimentação financeira e ganham espaço naquelas com movimentação. Somados, internet e mobile representam 74% das transações do primeiro grupo e 20% do segundo. Números que estão em crescimento ano após ano.
8) A base de contas correntes com acesso via mobile banking cresceu 117% em 2014 no Brasil, para 25 milhões, o que equivale a 24% do total de contas bancárias no Brasil.
9) Anualmente, cada correntista realiza 209 transações via mobile banking por ano no Brasil, quase uma a cada dia útil.
10) Os bancos estão investindo cada vez mais na segurança e usabilidade dos aplicativos, que ainda são itens sensíveis para os clientes. Segundo o CFI Group, nos Estados Unidos 36% dos clientes não estão confortáveis com a segurança dos apps dos bancos, mas apenas 4% ainda consideram ruim a navegação nos aplicativos.
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