O acesso de desconhecidos a ambientes virtuais restritos é uma das ameaças mais significativas atualmente.
A partir de computadores e dispositivos pessoais, hackers e qualquer invasor experiente conseguem manipular, desviar e utilizar informações de indivíduos e corporações. Também é possível, e infelizmente bastante comum, que vírus sejam hospedados e todos os comandos sejam monitorados sem que a vítima perceba.
As invasões de sistemas podem ocorrer das mais variadas formas. Não é raro que, ao instalar jogos, aplicativos ou pacotes de serviços, especialmente os gratuitos ou falsificados, as pessoas também tragam vírus indesejados aos seus sistemas.
Há muitos casos em que o simples acesso a um site de origem desconhecida já abre portas para agentes mal intencionados.
Porém, especialistas em TI apontam que grande parte das invasões acontece porque as pessoas ainda insistem em colocar senhas fáceis de adivinhar.
Para as empresas, esse risco é agravado devido ao crescente número de dispositivos móveis utilizados pelos funcionários. Por serem propriedades privadas, os profissionais de TI têm mais dificuldade em impor restrições e realizar monitoramentos.
Senhas fáceis
Porém, ainda há uma quantidade elevada de funcionários que programam códigos de acessos de suas diversas contas em e-mails, sites e desktops com combinações clichês – por exemplo, 123456, abc123, o primeiro nome ou a data de nascimento.
Ao fazer isso, os colaboradores não estão colocando em risco apenas os seus dados pessoais, mas também dados sobre as empresas onde trabalham. Por isso, alguns cuidados simples podem ser o bastante para barrar, ou ao menos dificultar, o acesso de agentes mal intencionados. Saiba o que considerar na hora de criar suas senhas:
1. Use senhas diferentes para cada site, conta de e-mail, rede social ou dispositivo móvel que você acessa regularmente;
2. Não use palavras e números muito próximos a você, como seu primeiro nome, sobrenome, apelido, nome de familiares, de animais e nem a data do seu aniversário ou o telefone da sua casa;
3. Altere suas senhas regularmente;
4. Não escreva suas senhas em papéis e muito menos em arquivos no seu computador. Quem encontrar esses registros terá as chaves para dados pessoais e corporativos;
5. Faça sempre combinação entre letras, números e algoritmos;
6. Procure colocar o máximo de caracteres possíveis. Quanto mais longa a senha, melhor;
7. Evite recorrer a nomes do seu time de coração ou de algum atleta, artista, instituição ou marca de quem você é fã declarado ou seguidor nas redes sociais;
8. Escolha nomes que não constam no dicionário;
9. Evite termos muito recorrentes como “amor”, “coragem”, “alma”, ou nomes de pessoas famosas;
10. Ao montar sua senha, erre a pronúncia propositalmente ou substitua letras por números, como o “O” pelo 0, por exemplo;
11. Varie letras em caixa alta e baixa, assim você também consegue despistar possíveis adivinhadores: eXEmPlO;
12. Use diferentes navegadores para finalidades variadas - para assuntos pessoais, utilize um tipo de navegador, e, quando for realizar transações bancárias, recorra a outro;
13. Se possível, programe uma verificação em duas etapas. Alguns sites têm a opção de, ao inserir a senha, receber também um SMS com um código de verificação.
Uma boa dose de criatividade é fundamental para criar barreiras e proteger você e sua empresa. Talvez uma boa possibilidade seja criar um padrão aplicável para todas as senhas que for criar, o que facilita a memorização.
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