HOME
MGITECH

tablet para emergências resized 600Quando uma solução móvel é escolhida para situações de emergência, como o trabalho de um policial, do corpo de bombeiros, de ambulâncias ou de pronto-socorros, é necessário levar em consideração uma série de fatores para a seleção do dispositivo certo.

Muitas empresas veem os dispositivos móveis como algo facilmente descartável e substituído se for quebrado, mas se você estiver pensando em algum tablet empresarial com sistema operacional Android, iOS ou Windows para seus profissionais de campo, considere os resultados apresentados pela VDC Research Group, que mostram que enquanto o preço inicial de um tablet comum é muito menor do que dos tablets robustos, quando o custo do tempo de inatividade e o uso limitado dos dispositivos comuns são levados em consideração, o custo total de propriedade (TCO) da versão robusta é muito mais vantajoso. Ensinamos a fazer o cálculo no artigo Calcule o TCO antes de investir em tablets empresariais.

Quanto a robustez, faça perguntas a respeito e também faça testes antes de tomar a decisão final. Aproveite e veja Como definir as características de robustez de um equipamento para sua operação.

 

Já existem aplicativos para a sua área?

Criar um aplicativo exclusivo para a sua empresa usar é algo muito oneroso e deve ser a última coisa a ser considerada, por isso leve em conta dispositivos móveis que já possuem aplicativos para a sua área de atuação. Esse programa precisa ser facilmente acessado remotamente ou localmente.

Aplicativos SaaS (Software as a Service e Software como Serviço, em português) também podem ser usados, geralmente pagando uma assinatura mensal. O processamento e a atualização do programa são feitos remotamente na nuvem e isso deve ser levado em conta em situações de desastres, como uma tempestade ou ameaça à segurança. 

 

Qual a melhor cobertura?

Você vai precisar acessar e enviar as informações em tempo real, por isso a conectividade sem fio precisa ser confiável para enviar e receber os dados com a velocidade necessária. Antes de selecionar uma operadora sem fio, compare os mapas de cobertura de dados e voz das operadoras com a área de cobertura das equipes. Áreas remotas com cobertura limitada, como ocorre em diversas regiões do Brasil, precisam de antenas para reforçar a comunicação ou até mesmo de comunicação via satélite.


Qual o melhor formato para as minhas necessidades?

Computadores de bolso (handhelds, em inglês), smartphones, tablets e notebooks podem ser usados no trabalho de campo, o que vai determinar qual o melhor é a sua aplicação. Computadores de bolso e smartphones são indicados quando a inserção de dados é mínima, usa-se menus drop-down e tick boxes. Mas se você precisar inserir muita informação, usar aplicativos que rodam em sistemas como o Windows, precisar ver mapas ou gráficos, tablets e notebooks são a melhor opção.

A portabilidade do tablet é maior que a do notebook e é mais indicado para quem precisa se movimentar muito. Um teclado físico com conexão Bluetooth pode ser usado quando muita informação for digitada. Se o dispositivo for utilizado em pé, alguns tablets (como os Motion) ainda tem a vantagem de possuírem a caneta, o que facilita a navegação na tela e a inclusão de dados no sistema, através do reconhecimento de escrita do Windows.

Você só precisa certificar-se se os aplicativos que precisa são compatíveis com o sistema operacional do tablet corporativo. Falamos sobre o assunto no artigo Qual o melhor tablet para as empresas?.


Quem trabalha com emergência espera que as soluções móveis contribuam para que sejam mais produtivos e possam concentrar-se no salvamento de vidas. Quer saber mais? Leia outros artigos sobre o assunto:

Como os tablets podem melhorar os processos em hospitais?

Tablets para médicos e seus 4 motivos para usarem um da Motion

Uso de tablets no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Tablets para Hospitais: Samaritano Aponta Ganhos com o Uso de Tablets

Ebook: Como Escolher o Tablet Ideal para a Área da Saúde?

Delegacias optam pelos tablets para polícia

 

Imagem: http://www.startribune.com

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado