HOME
MGITECH

biometria digitalPara quem não conhece a biometria, a primeira impressão pode ser semelhante à de se estar em um filme de ficção científica.

Apesar de a impressão digital não ser exatamente uma novidade, seu potencial no universo corporativo ainda será muito mais explorado, algo que muitos dizem ser uma tendência irreversível. Este artigo abordará as vantagens da biometria dos colaboradores para as organizações e para eles mesmos.

Nos últimos anos, tornou-se mais frequente encontrar empresas ou associações com acesso restrito ou controlado que utilizem a tecnologia da biometria. A finalidade é tornar a autenticação mais segura e inviolável, garantindo que as instalações, equipamentos e recursos sejam acessíveis apenas a usuários autorizados previamente.

Dessa forma, evita-se que os usuários compartilhem as mesmas senhas ou programem senhas fáceis de adivinhar. As senhas, inclusive, são métodos que atrapalham a vida das pessoas pela simples dificuldade de memorização, o que as motivam a repetir os mesmos algoritmos em diversos serviços.

Quando os administradores exigem senhas mais difíceis, misturando letras, números e símbolos, a chance de esquecimento ou de anotá-las em local inseguro é ainda maior.

Os dados biométricos vieram para substituir sistemas atrasados de autenticação e verificação, como as senhas e os cartões codificados. Embora não seja completamente inviolável, a impressão digital é algo único e não coincidente, cujas características são extremamente difíceis de reproduzir ou roubar.

Fotos do rosto de uma pessoa ou moldes de impressões digitais não costumam enganar os sistemas de segurança, mesmo quando bem feitos, mostrando que a cópia e a falsificação também não são bem sucedidas.

Além disso, a modernização e o crescimento da tecnologia nos usos mais rotineiros também são acompanhados de uma circulação maior de informações. Como fazer para controlar esse fluxo ou mesmo o acesso a informações sigilosas ou de uso restrito? A biometria pode ser um caminho no mundo corporativo.

Confira quatro benefícios da sua aplicação e uso à rede de colaboradores e funcionários:

1.       Mais segurança e privacidade;

Ao restringir o acesso à informações importantes e sigilosas, as organizações esperam que as pessoas erradas não tenham acesso a tudo isso. O uso da biometria ajuda a restringir drasticamente roubos de identidade, o que beneficia as empresas e também os usuários, cuja privacidade e identidade são asseguradas.

2.       Mudanças de hábitos;

Ao exigir que as autenticações sejam feitas nos mais diferentes níveis, que vão desde o cartão de ponto e login de acesso aos computadores até o uso de cartão corporativo, a mentalidade dos funcionários é impactada. Quando sabem que estão sendo monitorados, os colabores não têm alternativa, a não ser seguir os protocolos não burláveis.

3.       Mais engajamento;

O advento da biometria também possibilita checar informações de produtividade e rendimento dos funcionários. Algumas ferramentas permitem que você saiba quanto tempo foi gasto com assuntos relacionados ao trabalho e quanto foi destinado à distração ou outras finalidades. Esse tipo de controle não é necessariamente uma forma de punir os colaboradores menos eficientes e premiar os mais empenhados, mas uma forma de gerenciar a divisão e o remanejamento de tarefas.

4.      Contenção de gastos tecnológicos.

Um dos departamentos que mais se beneficia com o uso de impressões digitais é o de TI. Ao saber quais equipamentos e serviços possuem mais acesso e os que possuem menos, é possível dirigir melhor os investimentos em compra e manutenção de equipamentos.

Cada vez mais, o avanço da utilização da biometria estará presente no cotidiano das pessoas. Há previsão de que, nos próximos anos, a maioria das transações financeiras e de informação sigilosa seja feitas dessa maneira. O maior controle e segurança só tendem a reduzir custos e trazer benefícios às empresas e aos funcionários.

 

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado