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O consumidor está bem informado e disposto a mudar para a concorrência no primeiro deslize cometido pelo seu fornecedor. Esse perfil não pode ser visto como uma ameaça ao seu negócio e sim como oportunidade para consolidá-lo e ganhar boa reputação. Ele contribui para a evolução de um varejo mais transparente e capaz de atribuir valor ao produto, diferenciando profissionais de amadores.

Como em toda mudança, ainda é observado alguns erros imperdoáveis sob o ponto de vista do cliente; é preciso abandonar a autoindulgência de considerar os problemas como parte do processo. Para ajudar a melhorar essa percepção, escolhemos 4 pontos de atenção e apresentamos sugestões de como resolvê-los.

Controle de Estoque:

Um estoque bem organizado e com quantidades adequadas é a base do trabalho de PDV. Produtos de sobra podem forçar o varejo a criar promoções para desova, especialmente em produtos perecíveis; falta de produtos diminui a confiança do consumidor no seu estabelecimento e perda de vendas.

Embora existam bons softwares para gestão de estoque, é indispensável ter um profissional com capacidade analítica à frente do processo. Ele será capaz de interpretar corretamente os dados e avaliar o que e quando fazer reposições.

Ambientação:

Ter uma loja acolhedora e produtos posicionados estrategicamente fará seus ganhos aumentarem. Segundo estudos do Sebrae-SP, a aplicação de técnicas do visual merchandising gera um incremento entre 12% e 40% nas vendas. Isso porque essas qualidades atraem clientes e ajudam suas equipes a trabalharem de modo mais produtivo.

Certifique-se que sua loja tenha a visualização de sua amplitude, sinalização clara e adequada, prateleiras organizadas com preços nos locais corretos e a criação de um fluxo inteligente entre os departamentos de vendas.

Num momento posterior, você pode criar a ambientação da loja como quem conta uma estória: o setor de jardinagem, por exemplo, pode ser composto como um cenário formado pelos produtos da loja, o qual pode inspirar os clientes e, consequentemente, agregar vendas.

Equipes preparadas:

Todos os funcionários precisam conhecer minimamente todos os produtos da loja e os profissionais de cada setor para conduzirem o cliente quando for o caso. Além de informações técnicas, tente trabalhar pontos de empatia e cortesia da sua equipe. Não há mais espaço para resposta desinteressadas como: “Desculpe, mas não sou eu quem cuida disso” e “Não sei se vendemos isso”.

Treine sua equipe para prestar o melhor atendimento possível. Ele implica em fornecer informações corretas e ágeis, ter uma postura educada e, sobretudo, resolver a necessidade do cliente. Lembre-se: quando o cliente fala com seu funcionário é a sua marca que ele enxerga.

Promoções interessantes: 

Quando a promoção é realmente boa para o cliente, o produto acaba rapidamente. Quando ela é do tipo “metade do dobro”, o cliente percebe a farsa e fará questão de divulgar para maior parte de pessoas que conhece e trará o PROCON à sua porta.

Se você só tem condições de oferecer 10% de desconto, fique consciente de que ela pode não gerar resultado no tempo desejado, mas é melhor do que maquiar os preços para dar impressão de um desconto maior. Esse tipo de postura poderá causar um impacto muito negativo para sua marca.

Esses são alguns pilares para manter seus clientes e ajudar seus negócios a evoluir. Ao acertar essas possíveis falhas, você estará no caminho de partir para outras estratégias de vendas e ajudará a sua loja a crescer de modo consistente.

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