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Tá difícil ter sucesso? Muitas equipes de TI pecam em alguns quesitos e isso pode tornar o trabalho lento e difícil.

Em um cenário marcado pela velocidade e pelas transformações, ter um departamento inovador faz toda a diferença.

A equipe deve ter condições para suportar a pressão corporativa e conseguir entregar os projetos no prazo. Por essa razão é importante adotar processos que otimizam as formas de trabalho, inclusive a da gestão.

Para auxiliar nessas questões enumeramos os principais problemas que impedem uma equipe de ter um desempenho satisfatório e possíveis soluções. Confira abaixo.

Tenha uma arquitetura ágil

Alguns problemas enfrentados por muitas equipes de TI diz respeito a falta de uma arquitetura ágil. Com a constante mudança de tecnologias, a empresa pode estar usando processos ultrapassados, dificultando as operações e a manutenção, principalmente nos casos de implementação de novos recursos ou ferramentas, o que pode demorar meses. Quando a equipe cria uma arquitetura de processos mais ágil, os mesmos se tornam mais eficientes.

A razão disto é que uma boa arquitetura proporciona a flexibilidade ideal para criar novas capacidades, fazendo com que os projetos sejam mais fáceis de adaptar às mudanças, cada vez mais rotineiras. Uma arquitetura nova une a equipe e a torna mais capaz de atender às demandas do cliente.

Um caminho é contratar uma companhia que atue na implementação da gestão de processos corporativos, como é o caso da gestão das despesas de telecomunicações. Assim, o departamento se dedica somente a projetos da empresa e na estruturação mais adequada para os sistemas.

Implementação de plataforma de desenvolvimento padronizado

A plataforma proporciona uma local em que será possível gerenciar todas as aplicações de um projeto. Ele permite que equipe entregue as aplicações rapidamente, dando a possibilidade de controlar o acesso do cliente e também proporciona diferentes opções, como o auto – serviço para usuários.

Quando a estratégia é desenvolvida em uma plataforma que atende as necessidades do negócio, todo o processo é otimizado. Uma plataforma adequada deve automatizar tarefas de rotina, principalmente quando ligadas à operações, relatórios e implantação. Ela também deve ser flexível para dar mais liberdade de personalização, de acordo com o perfil da empresa.

Essa automação oferece aos desenvolvedores a possibilidade de concentrar mais no design da aplicação e no que realmente importa, uma vez que não será necessário dar atenção a tarefas técnicas básicas.

Dinamismo na comunicação

Um departamento de TI ágil necessita de uma comunicação constante entre a TI e os negócios. Segundo Dam Ely, co-fundador da Bluebox Segurança, a equipe de TI precisa se aproximar por meio de uma comunicação:  "Envolver-se com os seus parceiros de negócios diretamente proporciona um feedback sobre áreas de melhoria e permite analisar como essas melhorias podem ser feitas tanto por meio da tecnologia e ou política".

"As partes interessadas e os desenvolvedores devem falar a mesma língua", explica Steven Lowe, fundador e CEO da Innovator, LLC. Se os desenvolvedores puderem entender o ambiente de negócios, sobretudo nas mesmas condições que os usuários, então a conversa flui melhor. Lowe explica sobre a importância da comunicação constante ao longo de todo o processo de desenvolvimento: Assim os desenvolvedores podem produzir aquilo que realmente o cliente necessita.

Excesso de interrupções

Interrupções frequentes podem minar o trabalho de toda uma equipe de TI, mesmo quando elas são feitas em momentos em que os colaboradores estejam desempenhando tarefas mais simples. As interrupções tornam mais difícil a concentração e manter a linha de raciocínio em um determinado projeto. Além disso, o ritmo de trabalho pode diminuir e impedir que o projeto seja entregue no prazo.

O ideal é estabelecer (ou procurar estabelecer) um padrão para as interrupções. Isso pode ser feito após determinar qual o padrão das interrupções, contendo horários e tempo que duram. Solicite as pessoas que geralmente causam as interrupções para que elas o façam nos horários determinados. Minimizar as distrações e definir períodos somente para o desenvolvimento dos trabalhos também ajuda.

Valorizando estes aspectos do ambiente de trabalho, criamos uma cultura de produtividade, e começamos a trabalhar em equipe, efetivamente. O fator humano que nos une é primordial para o sucesso.

 

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