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Muitas indústrias dos mais variados segmentos adotam alguns modelos tradicionais de gestão de equipes de trade marketing e dos PDVs. A caraterística principal é que estas empresas atribuem aos representantes comerciais a coordenação das equipes de campo, bem como a gestão dos pontos de venda. Esta prática muitas vezes gera impacto negativo sobre as vendas.

Uma das soluções é delegar estes processos às agências especializadas em trade marketing. A grande vantagem é que elas se dedicam exclusivamente ao escopo dos projetos, além de estimularem ações inovadoras que resultam em vantagens competitivas aos seus clientes.

Um exemplo é o uso de dispositivos e aplicativos móveis nos projetos de trade marketing. As agências têm se beneficiado da mobilidade corporativa para tornar seus projetos mais ágeis e efetivos.

O uso da mobilidade em projetos de trade marketing melhora sensivelmente a gestão dos PDVs e das equipes. Os bons resultados ocorrem porque o aplicativo para smartphones e tablets agiliza dois fatores fundamentais para o trabalho dos gestores: a coleta das informações nos PDVs e a comunicação com as equipes de campo.

Desta forma, os responsáveis pela elaboração das estratégias têm a sua disposição todos os dados que compõe os principais indicativos como números de estoque, ruptura e precificação. Além da precisão e atualização dos dados, feita a cada minuto, o aplicativo tem interface intuitiva e telas customizáveis de acordo com a necessidade e a função do usuário, podendo ser utilizados por promotores com um mínimo de treinamento.

Vantagens de mobilidade para a gestão de equipes de trade marketing e PDVs

1 – Agilidade na coleta de informações sobre produtos: por meio de smartphones ou tablets, o promotor de vendas pode atualizar uma extensa gama informações sobre os produtos no PDV. Os dados ficam imediatamente à disposição de gerentes e coordenadores de equipe.

2 – Monitoramento das equipes e operações: o aplicativo permite traçar roteiros e avaliar as rotas, controlar as equipes de campo, presença de produto e promotores no PDV. Melhora ainda a comunicação entre agência/empresa e equipes de campo.

3 – Relatórios gerenciais: é possível a customização das informações, para facilitar a tomada de decisão, baseada em dados atualizados a cada minuto. Desta forma, ações podem ser avaliadas e redirecionadas. Há a opção de pesquisar e monitorar diariamente os preços da concorrência, assim como o market share, um dos indicadores mais importantes para fornecer um painel consistente dos resultados obtidos.

4 – Controle efetivo sobre a gestão do PDV: por serem lançados em tempo real na plataforma online, possibilitam o controle e validação do estoque virtual, auditoria e gestão sobre as vendas. O aplicativo traz muitas melhorias no controle das rupturas.

Uma das melhores soluções em mobilidade corporativa para trade marketing é o aplicativo da Trade Force. A empresa desenvolveu uma série de recursos que possibilitam o controle das atividades realizadas pelas equipes de campo e a efetiva coleta de dados nos pontos de vendas. Além das melhorias de gestão, o aplicativo é uma ferramenta útil e eficiente para as auditorias dos PDVs.

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