A implementação de novas aplicações e hardware são atividades corriqueiras para o profissional de TI, mas que exigem muita atenção e planejamento.
Os tablets estão cada vez mais inseridos nas práticas profissionais em vários ramos de atuação, e sua implementação possui várias complexidades.
Para não se perder no caminho, a melhor medida é a informação e o conhecimento sobre as particularidades destes dispositivos.
A seguir vamos discutir a implementação de Tablets no ambiente de trabalho.
Conheça 5 chaves para que o processo seja bem sucedido:
1. Mude seus processos
Primeiramente, reveja seus processos. Não adianta somente disponibilizar o tablet na mão do seu funcionário, é preciso otimizar o fluxo de trabalho móvel. Uma mudança de pensamento que deve priorizar as necessidades do profissional que irá utilizar o dispositivo.
2. Análise do Fluxo de Trabalho
Agora é hora de analisar o seu fluxo. Analise quais tarefas deseja automatizar, a conectividade de sua rede, capacidades integradas do tablet, aplicativos necessários e possíveis acessórios para a mobilidade.
Por exemplo, empreiteiros não têm muita oportunidade para carregar o tablet, portanto serão necessárias baterias extras; um tablet usado em um leito hospitalar precisa ter um posicionamento específico, portanto serão necessários suportes especiais; profissionais de seguradoras utilizam muito registros fotográficos, e precisam de aplicativos intuitivos para captura de imagens.
3. Projeto de implantação piloto
Para minimizar riscos, faça um teste antes.
Selecione um grupo piloto para testar os dispositivos, aplicativos e configurações desejadas. Obtenha o feedback e faça os ajustes necessários.
Informe seus funcionários sobre as mudanças futuras.
Por vezes a mudança é grande, do papel para o tablet, por exemplo. Nesses casos implemente a mudança quando estiver com os processos prontos para uso e utilize o seu grupo piloto para lhe ajudar no treinamento e suporte.
4. Estratégia de Implementação, Treinamento e Suporte
Definir qual área será contemplada primeiro é essencial. Se a implementação ocorrer em múltiplos setores ao mesmo tempo, pode haver problemas.
Não cometa erros ao querer treinar seus funcionários para serem experts no uso de tablets, ao invés disso, concentre o aprendizado na utilização das tarefas específicas de cada um.
Por fim, ofereça suporte interno para evitar a queda de produtividade na transição.
5. Avaliação e Correção
Avalie o sucesso do seu projeto certificando-se junto aos usuários sobre o andamento do trabalho. É preciso algum ajuste? Os usuários estão tendo problemas? Como está o suporte para usuários novos e antigos?
A avaliação periódica é muito importante para garantirmos o uso correto das ferramentas.
Recapitulando, o primeiro passo é uma mudança de pensamento sobre os processos, sobre implantar a mobilidade em suas tarefas.
Então, defina um grupo piloto para testar e definir sua estratégia. Implemente seu programa aos poucos e mantenha o registro de atividades. Por fim, ofereça suporte e treinamento para as tarefas específicas, monitore e avalie os resultados.
Dessa forma, evitam-se riscos com escolhas erradas e improdutividade.
A transição deve ser gradual e assertiva, para que seja possível aproveitar os benefícios da tecnologia móvel com o máximo de eficácia.
Envie um comentário