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As ações promocionais compõem uma parte essencial na boa estratégia de marketing. Como agentes da experiência do cliente, é imprescindível desenvolver ações que vão além da boa seleção e treinamento de promotores de vendas: é preciso planejar a fidelização da equipe e o compromisso com a proposta da marca.

Tudo começa na liderança. Além de ser alguém altamente capaz de lidar com diversos tipos de perfis profissionais, o líder de promotores deve reunir um conjunto de qualidades, entre elas a capacidade de inspirar. Paciência, senso de justiça e boa análise crítica são condições básicas, mas nem sempre reunidas em uma única pessoa. Ninguém disse que seria fácil. Essas qualidades, porém, se traduzem em atitudes que podem levar sua equipe a resultados vencedores:

  • Hands on: A clássica fórmula do “chefe mão-na-massa” sempre funciona e é bem vista pela equipe. Saiba que em alguns momentos você precisará mostrar como algo deve ser feito na prática, mas sem arrogância. Isso conquistará o respeito e a confiança dos profissionais de trade marketing que trabalham com você, o que ajudará a garantir a execução correta das táticas no PDV.
  • Medir para gerenciar: A equipe de promotores de vendas precisa saber onde está e para onde deve ir. Programe reuniões rápidas para estabelecer ações, metas e prazos. As metas precisam ser realistas, portanto proponha ou peça para cada um propor seu resultado naquele tempo determinado; quando possível, negocie aumentar um pouco aquele número. É muito importante esse ritual de assumir um compromisso diante do grupo. Ao final, anote e cobre no final do ciclo proposto.
  • Ouvir e traduzir: Atuar no detalhe da operação também pode ajudar a abrir um diálogo franco com a equipe. Nesse momento é preciso ter um ouvido seletivo e traduzir essas conversas. As reclamações são os sintomas de problemas, muitas vezes apenas escritos nas entrelinhas. Estar atento a essas dicas ajudará a atacar a causa e neutralizar a consequência, trazendo o foco no trabalho novamente. Já as sugestões devem ser analisadas e se forem aplicáveis, o mérito deve ser divido sempre. Isso ajudará a compor seu script de produtividade e agilidade, além de melhorar ainda mais a atmosfera de trabalho.
  • Acolher e cobrar: Imaturidade profissional e problemas como absenteísmo prejudicam o PDV e deixam de oferecer uma completa experiência ao cliente com o seu produto. O gerente de Trade Marketing deverá fazer uma análise 360° da situação e orientar de maneira justa, assertiva, mas didática e educada. Sendo correto no feedback e claro nas orientações, o promotor saberá quando “deve uma”. Essa é uma das maneiras de ganhar a lealdade da equipe e facilitar a aceitação de estratégias mais agressivas quando acontecerem.
  • Comemore: É preciso ter espaço para celebrar. Comemore e vibre ao atingir os resultados. Aproveite esse momento para falar do quanto vocês são bons em alcançar objetivos e superar expectativas. Elogie e viva plenamente a conquista de resultado, mas apenas quando ele acontecer de fato. Se houver uma comemoração sem atingir metas, você desvirtua o propósito motivacional da ação. Para esses casos cabe um “Parabéns, mas precisamos melhorar”. Evite falar sobre próximas metas ou abrir espaço para falar sobre pontos negativos. Tenha uma reunião já agendada para falar sobre pontos de melhoria, se for o caso.

Apenas o gestor conhece o dia a dia e as particularidades de sua equipe de promotores de vendas. Reunimos essas dicas com a intenção de incrementar as técnicas já desenvolvidas durante sua vivência de mercado e conscientizar que resultados vencedores são da responsabilidade de todos.

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