HOME
Leonardo Calandriello

A gestão dos dispositivos móveis já é uma realidade a ser endereçada pelas empresas que utilizam aplicações em campo. Rastreabilidade do aparelho, controle da vida útil de bateria, modo “kiosk” para bloqueio de aplicativos de lazer e redes sociais para que o pacote de dados seja suficiente para o uso corporativo e instalações e configurações remotas são recursos oferecidos pelo MDM.

Mas não é só o escopo de bloqueios que deve ser levado em conta pela área de TI. A implementação muitas vezes pode ser dolorosa por falta de planejamento de execução e recursos. Listaremos aqui alguns dos pontos principais a serem estudados para uma implementação rápida e eficaz da solução MDM:

  1.        Espaço físico para a operação de inscrição dos dispositivos – É importante saber o tamanho da implementação, para dimensionar o espaço o ideal físico. O ideal é trabalhar em forma de linha de produção, com uma bancada espaçosa para vários dispositivos poderem ser configurados passo a passo ao mesmo tempo.
  2.        Número de pessoas envolvidas na operação - Vale ainda homologar uma média de tempo de preparação de um dispositivo. Por exemplo, se em média leva-se quinze minutos para inscrever e configurar um dispositivo, consegue-se então configurar até quatro dispositivos por hora. Um turno de oito horas significaria trinta e dois dispositivos configurados.  Então em um projeto de cem dispositivos deve-se considerar pelo menos três pessoas para essa operação ser finalizada em um dia. 
  3.        Rede wireless – Seguindo num cenário de cem dispositivos, o access point a ser utilizado deve logo ter sua capacidade máxima de usuários atingida, se possuir poucos recursos. Para mitigar esse problema, recomendamos o uso de um access point exclusivo para a operação, assim pode-se reiniciá-lo sem prejudicar usuários de outra área. Mas a recomendação mais adequada é a de que além de exclusivo, seja um access point com uma capacidade alta de conexão de usuários simultâneos.
  4.        Definição de operadora celular –Mesmo que os dispositivos sejam configurados por rede wireless é importante se ter a definição do uso de um CHIP no dispositivo, ou não. Isso se deve ao fato da ferramenta de MDM já coletar essa informação durante a inscrição, o que irá facilitar e muito a gestão de ativos e o cruzamento de dados do IMEI do dispositivo com o número do telefone, facilitando o controle.
  5.        Atualizações de pacotes, aplicativos e Sistema Operacional – Evite surpresas do tipo, preparar todo o cenário, mas ao iniciar a execução, se deparar com uma atualização de Sistema operacional de 100 MB, por exemplo. Isso tomará muito tempo e poderá atrasar a operação e entrega do projeto. O ideal é durante a homologação validar se o dispositivo está listado para receber atualizações de Sistema Operacionais ou aplicativos e já fazer essas atualizações se necessário em todos os dispositivos previamente. Assim a equipe alocada para a implementação não terá sua disponibilidade comprometida.

Você tem mais alguma dica de implementação de projetos MDM? Compartilhe aqui no blog!

 

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado