HOME
MGITECH

Independente de qual seja o segmento do negócio, não há dúvidas de que o principal objetivo é aumentar as vendas e fazer com que a margem de lucro cresça. Porém, para alcançá-lo, são necessárias estratégias importantes que, além de conquistar o consumidor, deve destacar o negócio em relação a concorrência. Desse modo, é fundamental conhecer os fatores que proporcionam esse crescimento e assim direcionar as ações de forma assertiva.

Na gestão de varejo, diante do avanço da tecnologia, aumentou-se a pressão do lado da oferta, há uma exigência para que os varejistas procurem novas formas de aumentar as vendas, reduzir custos e claro, estar à frente dos concorrentes. 

Logo, não há como negar que ao mesmo tempo em que exige inovação, essa tal revolução está favorecendo diversos setores da economia e que muitos desses estão investindo pesado para melhoria de produtos e serviços, uma vez que ninguém quer ficar a deriva. 

Com a utilização de tecnologias disruptivas, apoiadas a Transformação Digital, é possível otimizar os processos do varejo, de modo a acompanhar a cadeia logística, reduzir custos e oferecer uma boa experiência ao consumidor por meio do autoatendimento no PDV, colocando o consumidor no centro de tudo. 

Fato é que, do grande varejista ao pequeno empreendedor, todos estão sendo impactados. Portanto, é papel dos gestores criarem um planejamento que contemple ações de adaptação e transição.

Para isso, reunimos os principais insights da última edição da NRF 2019, o maior evento do varejo mundial que acontece todos os anos na cidade de Nova York.

1. Invista nos colaboradores 

Se você quer de fato estar dentro da revolução tecnológica, invista nos colaboradores e na cultura organizacional, afinal, uma vez que as pessoas estão alinhadas com os processos e soluções da empresa, é mais fácil que a tecnologia trabalhe a favor do crescimento do seu negócio e vice-versa. 

 2. A experiência de compra no centro das atenções

Falar sobre a experiência de compra do cliente se tornou uma constante no setor varejista e a última NRF mostrou que ela deve estar no centro das atenções. Ou seja, o varejo precisa mudar a sua maneira de agir e pensar, de modo que a venda não seja feita para o cliente, mas sim, pelo cliente. Ofereça uma experiência de compra única. 

3. O uso do blockchain no varejo

O blockchain tem capacidade para transformar mercados, e certamente, o varejo percebeu isso.  Com ampla capacidade de impactar e revolucionar processos dentro do setor, desde atividades de SCM, até os serviços de pós venda, a tecnologia com base na existência de um grande banco de dados descentralizado, permite a integração de diversos processos em uma única plataforma, e além disso, contribui para a proteção de fraudes, perdas de dados e até mesmo ataques cibernéticos, aumentando assim a segurança do varejo. 

4. RFID- inteligência para aprimorar processos

Radio Frequency Identification ou Identificação por Radiofrequência, em português, também foi um dos assuntos citados na NRF 2019. Com o avanço da tecnologia, a gestão do estoque também foi motivo de pauta, essas etiquetas inteligentes surgem como uma oportunidade para o varejista otimizar processos, uma vez que o permite evitar a distorção do estoque e aumentar a precisão em até 99%.

5. Aposte no Omnichannel

Para os próximos anos, o Omnichannel será ainda mais importante para o varejo, uma vez que a integração dos canais de contato dão ao cliente a oportunidade de escolher o melhor momento e o meio mais adequado para fazerem suas compras. Desse modo, mais do que nunca, cabe ao varejista se adequar para oferecer aos clientes uma experiência verdadeiramente integrada. 

Aos que conseguem adotar essa estratégia de forma eficaz, podem contar com o aumento da satisfação e a chance de fidelização do público.

6. Inteligência Artificial dentro do varejo

Os robôs vão estar cada vez mais presentes no varejo e o machine learning facilitará o trabalho dos colaboradores, ampliando os resultados do setor, tudo isso por meio da Inteligência Artificial. 

Esperamos que as nossas dicas sobre gestão de varejo sejam úteis para você. Caso esteja interessado em conhecer soluções tecnológicas que podem auxiliar o crescimento do setor, entre em contato com a MGITECH!

New call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado