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A gestão dos pontos de venda é uma atividade meticulosa, em que cada detalhe pode fazer a diferença entre uma ação bem sucedida e um investimento que não gera retorno. Ao lidar com equipes que estão em campo e podem perder produtividade de várias maneiras, é preciso não apenas criar controles, mas desenvolver formas de tornar a relação com o promotor de vendas mais rica.

Em um cenário varejista com mais concorrência e no qual o consumidor está menos disposto a investir tempo na escolha de produtos e serviços, é preciso obter mais produtividade das equipes para que elas possam não apenas coletar dados no PDV, mas também contribuir para o entendimento das necessidades, desejos e hábitos dos consumidores. Essa inteligência de campo, ao ser trazida para os sistemas corporativos, permite que as agências proponham ações que gerem resultados tangíveis, como aumento de vendas e de participação de mercado.

Um sistema de gestão da equipe de vendas traz diversos benefícios às agências e, como consequência, aos clientes:

  1. Acompanhamento de rotas e geolocalização das visitas: as equipes mantêm seus gestores informados em tempo real a respeito do status de suas visitas, o que aumenta o desempenho dos profissionais e aumenta sua eficiência;

  2. Comprovação rápida dos resultados: um desafio constante enfrentado pelas equipes de Trade Marketing é comprovar que as ações negociadas pela área Comercial estão sendo realizadas no PDV. A tecnologia atua a favor das empresas ao garantir que as informações sobre o que acontece nas lojas sejam rapidamente transmitidas às equipes corporativas;

  3. Agilidade na coleta de dados: tarefas que há alguns anos demandavam grande esforço e o preenchimento de longos formulários se tornaram mais simples com o uso de smartphones pelas equipes de campo. Com um aplicativo específico, os profissionais de Trade Marketing ganham tempo no processo de coleta e auditoria nos pontos de venda;

  4. Monitoramento de preços: acompanhar as ações da concorrência e reagir rapidamente aos movimentos do mercado sempre foi um desafio. Com o aumento da concorrência e a agilidade necessária para acompanhar os consumidores, é preciso aumentar a frequência de monitoramento de preços e acompanhamento da concorrência. Aplicativos desenvolvidos especialmente para a gestão de PDV e integrados ao sistema de gestão empresarial (ERP) tornam esse acompanhamento possível;

  5. Validação de estoque virtual: a existência de estoques virtuais (produtos disponíveis no sistema da loja, mas não fisicamente no PDV) é um dos maiores problemas de gestão, uma vez que não somente causam ruptura, como também atrasam a reposição dos produtos. O lojista acredita que o produto está em estoque, mas a realidade é outra e vendas são perdidas. Sistemas de gestão de Trade Marketing permitem que as equipes de PDV informem rapidamente sobre a existência de estoques virtuais para que providências sejam tomadas e o problema resolvido;

  6. Controle do desempenho das equipes: a geração de indicadores de performance (KPIs) se torna mais efetiva com o uso de sistemas de gestão, que permitem avaliar cada membro da equipe em tempo real e oferece a possibilidade de correções de rota a tempo de interferir no resultado daquele ciclo de vendas.

 

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