Atender às demandas da era digital não é fácil, sobretudo para os profissionais do setor de tecnologia da informação (TI). Geralmente, são os mais pressionados a encontrar soluções, melhorias e integração entre e com outros setores.
Também há a pressão para obter o melhor das atualizações e novas tecnologias que surgem a todo o momento. Espera-se que o TI da empresa:
- Possibilite a inovação das relações comerciais;
- Reveja e reformule as habilidades de tecnologia envolvidas na empresa;
- Lide da melhor forma possível com as exigências de governança;
- Adote sistemas e infraestruturas mais flexíveis, sem deixar a segurança de lado.
Como profissional da área, você sente que dá conta de tudo isso? Algo precisa ser revisto, renovado? Ou não consegue ter certeza?
Antes de seguir com qualquer grande plano que mexa com as rotinas dos profissionais e exija investimentos, repense se você precisa desenvolver uma nova estratégia de TI. Faça um balanço do ponto onde sua equipe se encontra.
É possível identificar isso olhando para alguns pontos levantados por profissionais da área e também de negócios. Vejamos seis deles:
Mil redundâncias
Com a popularização de muitas tecnologias, fica mais fácil adquiri-las. Por isso, é possível encontrar muitos contratos redundantes envolvendo soluções, um desperdício de investimento.
O departamento de tecnologia deve ser um organizador, um orquestrador de serviços de negócios que capacite e habilite as pessoas, e não representar um núcleo controlador que dita ou não o que pode e deve ser utilizado.
TI se torna, assim, um parceiro das equipes de negócios, ao oferecer as ferramentas e serviços de que elas precisam.
Os mandões
A imagem do time de TI pode ser destorcida perante os demais departamentos. Existe a crença de que qualquer solicitação será negada, e que TI nunca ouve ou age com a rapidez necessária.
Porém, é totalmente possível alterar esse panorama: os funcionários têm que se sentir capazes de lidar com a tecnologia, e serem suportados por TI, e não dependentes.
Há profissionais capazes de implementar soluções sem a necessidade de solicitar ao TI, mas eles ainda assim precisarão de orientações, sobretudo para garantir segurança.
Falta de comunicação
As áreas de TI e de negócios não têm boa tradição em se comunicar e se integrar –tendem a se ignorar. O resultado são oportunidades perdidas, com TI fazendo aquisições que talvez não se respondam às necessidades de negócios.
É preciso construir relacionamentos com os parceiros: os profissionais de tecnologia podem delegar responsabilidades aos de negócios, sem perder a coordenação do trabalho geral de TI da empresa
Atualização sem quedas
A frequência da atualização é importantíssima para que a empresa se mantenha equiparada a seus clientes, funcionários e parceiros. Mas é preciso cuidado para evitar rupturas, que prejudicam a atividade comercial.
TI deve estar pronto para adotar com rapidez a próxima fase de desenvolvimento. Desenvolvedores e operadores têm que trabalhar em sintonia para propiciar o aceleramento da inovação e aprimorar o desempenho das soluções.
Dados que não conversam
É muito comum usuários de negócios adquirirem tecnologia por conta própria, diante do grande assédio dos fabricantes.
Se inicialmente eles fazem isso pensando agilizar seus processos, a consequência é uma série de soluções que não conversam, dados que não se integram e não geram informação inteligente para a empresa. A experiência final com o cliente pode ser frustrante.
Equipamentos sem propósito
É preciso haver um plano estratégico para investir em tecnologia e seus inúmeros gadgets. Muitos equipamentos nas mãos dos funcionários, sem propósito definido, se tornam uma ameaça à segurança dos dados da empresa, além de representarem custos.
Os profissionais de TI têm que estar totalmente informados e atualizados sobre o que há de mais novo no mercado, para agirem como consultores de suas empresas e indicarem o que vale realmente a pena adquirir ou não.
Se você percebeu que um ou mais desses itens faz parte da sua rotina, de fato alguma coisa precisa ser mudada. É hora, sim, de desenvolver uma nova estratégia, levando em conta todos os fatores listados.
Para sair do lugar, procure soluções junto a parceiros especializados em gestão de ativos e despesas, e comece a vislumbrar novos rumos e novas estratégias para seu negócio.
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