HOME
MGITECH

        

Com a mobilidade empresarial em constante evolução, as empresas do setor financeiro precisam implementar uma gestão de dispositivos móveis (MDM) eficaz para extrair o máximo potencial proporcionado pelo ecossistema móvel. 

Se não bastasse e evolução proporcionada pelo uso de dispositivos móveis, o próprio setor financeiro vive em constante transformação para lidar com desafios que vão desde a adoção do trabalho híbrido, novas expectativas dos clientes, regulamentações e a adoção crescente da digitalização de processos. 

Com um novo ano se aproximando, tendências que até algum tempo atrás poderiam sair apenas em filmes de ficção científica, estão se tornando comuns na gestão de dispositivos móveis, tornando fundamental a criação de uma estrutura robusta para atender as demandas atuais, mas que também forneça a base para o futuro da mobilidade no setor financeiro. 

Tendências para a gestão de dispositivos móveis 

Relatório da Flex Index, plataforma de trabalho flexível, indica que 78% das instituições financeiras oferecem a possibilidade de trabalho totalmente flexível para seus funcionários, tornando a gestão de dispositivos móveis crítica para monitorar o uso desses dispositivos. 

Disponibilidade e acessibilidade

Esses dados deixam clara a necessidade de equipar seus funcionários com os recursos necessários para que realizem suas tarefas de qualquer lugar. Isso exige uma solução de gestão de dispositivos móveis centralizada, que seja simples de usar e garanta a proteção dos dados, aplicativos e dos próprios dispositivos. Essa solução deve permitir a fácil implementação e configuração dos dispositivos, gerenciamento remoto, atualizações automáticas e suporte eficiente para funcionar corretamente. 

Equilíbrio entre BYOD e COPE

Isso leva a uma outra tendência, o uso de dispositivos próprios no trabalho (Bring Your Own Device-BYOD) ou o uso de equipamentos corporativos e cedidos pela empresa, mas que podem ser utilizados também para fins pessoais (Corporate-Owned, Personally Enabled-COPE). Os dois modelos transformaram a maneira com que as empresas gerenciam esses dispositivos e encontrar o equilíbrio entre as preferências dos usuários e a segurança corporativa é um desafio que exige a adoção de políticas claras para o uso dos dispositivos. Além da implementação de soluções de gestão de dispositivos móveis que se integrem às iniciativas BYOD e COPE. 

Experiências digitais aprimoradas

No setor financeiro, a maneira com que os consumidores acessam suas informações ou interagem com o atendimento ao cliente tem um peso enorme sobre sua satisfação e fidelidade. Dispositivos móveis ajudam as instituições a oferecem serviços financeiros desenvolvidos para aprimorar a experiência dos clientes, permitindo consultas facilitadas e acesso direto a especialistas sem a necessidade de ir para uma agência ou ligar para a central de atendimento. 

Equilibrar o trabalho com a vida pessoal

Levantamento da McKinsey mostra que 75% dos processos podem ser realizados remotamente sem que a produtividade seja prejudicada. No entanto, regulamentações rígidas enfrentadas pelo setor podem impactar no trabalho remoto. Com uma solução de gestão de dispositivos móveis é possível mitigar possíveis problemas de segurança, reduzindo riscos de vazamentos e evitando multas. Algumas soluções possibilitam a separação entre dados pessoais e corporativos, permitindo seu uso sem que a segurança seja prejudicada. 

Segurança cibernética

Da mesma forma, as soluções de gestão de dispositivos móveis estão evoluindo para que recursos de segurança não sejam apenas um complemento, mas parte fundamental da solução. A segurança de dados está tendo um lugar importante na gestão de dispositivos e recursos de criptografia, autenticação multifator e monitoramento são componentes críticos de uma estratégia de segurança MDM. Além disso, educar os usuários sobre as melhores práticas de segurança e para entenderem as políticas de uso dos dispositivos é crucial para criar uma cultura de segurança cibernética na instituição. 

MDM integrado ao UEM

A integração entre os sistemas de gestão de dispositivos móveis com o gerenciamento unificado de endpoint (UEM) é considerada uma evolução para a proteção dos dispositivos. A integração permite a adoção de um gerenciamento aprimorado de endpoints — smartphones, tablets, laptops — através de uma plataforma unificada. Com isso, os administradores de TI também conseguem simplificar processos, reduzir complexidades e melhorar a eficiência da gestão de dispositivos móveis e de endpoints. 

Inovação móvel

O uso de tecnologias, dados e capacidades digitais para oferecer produtos e serviços para os clientes devem ser considerados como diferenciais competitivos pelas instituições financeiras. Mas isso exige uma gestão de dispositivos móveis que forneça recursos de compartilhamento de dados, acesso a análises e ferramentas em um mesmo dispositivo, permitindo que os profissionais do setor consigam realizar suas tarefas e atender os clientes de qualquer lugar. 

Responsabilidade corporativa

A governança corporativa também é uma tendência para a gestão de dispositivos móveis no setor financeiro, com as instituições implementando um modelo de responsabilidade para responder aos riscos de segurança que surgem devido ao uso do BYOD e do COPE. Como citado acima, as instituições precisam encontrar um equilíbrio entre a segurança e a comodidade fornecida pelos modelos e, para isso, devem buscar uma solução de gestão de dispositivos móveis flexível e que aceite diferentes modos de gerenciamento para acomodar requisitos de cada funcionário. 

Conheça a solução de gestão de dispositivos móveis da MGITECH 

O setor financeiro exige soluções que permitam um controle mais eficiente das tecnologias utilizadas, garantindo a performance de aplicativos e o gerenciamento eficaz de dispositivos móveis. 

Para atender às necessidades do setor, a MGITECH conta com um portfólio de soluções voltadas para que os mais diferentes desafios na área sejam facilmente superados, garantindo segurança, agilidade e confiabilidade em soluções de mobilidade e segurança. 

Com o serviço de gestão remota de dispositivos, a área de TI consegue monitorar toda sua infraestrutura tecnológica em um único lugar, garantindo decisões ágeis para garantir a proteção e o uso correto dos dispositivos pelos funcionários. 

Os benefícios da solução MDM da MGITECH são: 

  • Melhor controle na implantação e atualização dos aplicativos 
  • Redução de riscos de perda ou roubo de aparelhos através do controle de inventário 
  • Segurança e privacidade aprimoradas por meio de autenticação e autorização e criptografia para dados em repouso e em trânsito 
  • Customização dos dispositivos com bloqueio de funcionalidades para garantir acesso apenas aos serviços e aplicativos necessários para a atuação do profissional 
  • Agilidade na recuperação de informações e restabelecimento da comunicação com equipes remotas 
  • Facilidade no controle de dispositivos ativos, em uso ou não. 

Entre em contato e solicite um orçamento para conhecer todos os benefícios que oferecemos com nossos serviços. 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado