HOME
MGITECH

remoção softwareMuitas vezes instalamos softwares e aplicativos no nosso computador pessoal ou smartphone e nunca usamos. A única vez que lembramos deles é quando o aparelho fica muito lento e há necessidade de fazer uma limpa para ele voltar a funcionar a todo vapor.

Quando falamos de computadores corporativos, é ainda mais necessário mantê-los livres de softwares inutilizados, por isso, é importante desenvolver um gerenciamento de ativos de software.

Por quê remover softwares que não são usados? 

  • Softwares que não são utilizados ocupam espaço de aplicativos realmente úteis e deixam a máquina mais devagar. Além disso, podem causar possíveis problemas em auditoria. 

  • Algumas empresas possuem processos de racionalização dos softwares e, de tempos em tempos, classificam e determinam quais são os que atendem melhor aos objetivos da corporação. 

  • Por razões de segurança, a remoção de software deve acontecer sempre que houver troca de peça de hardware. 

  • Além disso, fazer constantes verificações e remoções ajuda a manter um catálogo de softwares suportados pelo TI e a garantir que os funcionários usem apenas os permitidos pela empresa.

Quais os principais benefícios dessa prática?

A remoção de softwares inutilizados beneficia o seu service desk de inúmeras maneiras. Ao mesmo tempo em que não é garantia suportar cada lançamento, atualizar e remover versões antigas assegura que os usuários vão sempre ter disponíveis as melhores funções. Em alguns casos, as licenças de softwares removidos podem até ser revendidas.

O papel das auditorias internas

Se a sua empresa faz auditorias como prática do gerenciamento de softwares, identificar e remover aqueles que não estão em uso vai ajudar a tornar o processo mais simples e eficiente. A gestão de ativos de TI deve gravar e identificar em quais máquinas as licenças foram removidas e quando isso aconteceu. Fazer relatórios do gerenciamento também pode ajudar a planejar os recursos para o próximo ano.

Podemos remover o Bloatware?

Muitas empresas removem o bloatware, versões testes de programas que muitas vezes não são usados. Esse software já vem instalado nas máquinas e apena retarda a velocidade das mesmas. Remover bloatware pode ser mais uma prática útil pois ajuda a manter rapidez e evita futuros problemas com computadores lentos.

Mantenha regularidade no gerenciamento de ativos de software

Softwares desnecessários em dispositivos pessoais podem ser irritantes. Em máquinas corporativas, atrasam processos e lotam o service desk de pedidos. Manter auditorias e remover softwares inutilizados regularmente ajuda a acelerar a produtividade da empresa, além de maximizar o retorno do investimento em casos de revenda de licenças.

tablet certo para sua empresa

 

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado