HOME
MGITECH

internet_.jpgUm dos assuntos mais comentados neste mês foi achegada da internet 4G ao Brasil. A curiosidade foi gerada depois que Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou um leilão de freqüências no dia 12 de junho, no qual a Vivo e a Claro adquiriram as maiores freqüências disponíveis.

A internet 4G é a quarta geração de telefonia móvel, sucedendo o 3G. O benefício principal do 4G é o acesso mais rápido à internet. Enquanto as conexões 3G raramente vão além de 2 Mbps, a internet via 4G costuma chegar perto de 20 Mbps nos países onde já está disponível.

Com isso, o usuário de celular ou tablet poderá, por exemplo, assistir a vídeos de alta qualidade no YouTube e também deve ter bom funcionamento de serviços de bate-papo com vídeo, como o Skype.

A previsão é que as primeiras redes 4G comecem a funcionar no Brasil por volta de abril de 2013 e, em apenas algumas capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. Outras cidades, como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Natal, Manaus e Cuiabá só receberão a tecnologia no final do ano que vem.

Mas não é porque o município receberá a nova conexão que ela estará disponível em todos os bairros. A expectativa é que a cobertura nas demais capitais brasileiras esteja pronta até mais de 2014, tudo antes da Copa do Mundo. É acompanhar para ver.

É óbvio que tamanha tecnologia vai custar caro. Em entrevista ao jornal Metro, o presidente da Claro, Carlos Zantena, disse acreditar que os primeiros a adquirir o serviço devem ser membros das classes A e B. Os usuários também terão de esperar por aparelhos compatíveis com as novas freqüências. Por enquanto apenas o Samsung Galaxy S3 e o Nokia Lumia 900 suportam o 4G, mas as versões ainda não estão disponíveis no Brasil.

E também não adianta comprar o aparelho no exterior, pois as freqüências utilizadas pelas operadoras internacionais são diferentes daquelas que foram leiloadas pela Anatel. O padrão estabelecido por aqui é de 2,5 GHz, enquanto a freqüência de aparelhos norte-americanos varia entre 700 Mhze 2,1 GHz, o que faz com que o novo iPad, por exemplo, não seja compatível.

Quando vocês acham que chegará a internet 4G ao Brasil?

 

 

Imagem: canaltech.com.br

 

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado