HOME
MGITECH

blog_mgitech_imagem_262014 foi o ano da computação em nuvem. Definitivamente, a possibilidade de armazenar dados utilizando memória, computadores e servidores compartilhados por meio da Internet se solidificou e se popularizou.

Até mesmo os profissionais de tecnologia mudaram seu comportamento face à solução: antes vista como uma ameaça, ou um inimigo, hoje ela faz parte dos portfólios das empresas.

Qual então a tendência para 2015? O que veremos a seguir?

A nuvem consegue oferecer um grau de inovação diferenciado – as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer momento, e não há a necessidade de se instalar programas ou a restrição de só se acessar determinado arquivo de um computador específico, por exemplo.

É como uma grande rede corporativa presente onde quer que você vá. Acabaram-se os limites físicos; tudo o que você precisa é seu login e senha – e o acesso à Internet, claro.

Por isso, especialistas já confirmam que 2015 será o ano do amadurecimento da nuvem junto às empresas mais bem sucedidas. Empresas que se renderem a ela conseguirão servir melhor e reter clientes com competência, mais rapidamente e gastando menos para isso.

Como?

  • É preciso, primeiramente, focar nas mais importantes tendências para desenvolver uma estratégia de sucesso para a tecnologia de negócios de sua empresa;

  • Identifique quais os desenvolvimentos em curto prazo que podem influenciar e colaborar para sua estratégia;
  • O cenário da computação em nuvem muda rapidamente, por isso é preciso desenvolver a habilidade de se adaptar às novas necessidades e recursos;
  • Leia, informe-se: há muitos documentos disponíveis mostrando os caminhos para a nuvem;

  • É importante lembrar que essa solução não está limitada a uma tecnologia, ou a um provedor. A computação em nuvem envolve inúmeras outras ferramentas, como design de aplicativos, segurança, plataformas de nuvem pública, nuvem privada e híbrida.

Alguns sinais do mercado já mostram os próximos passos: acredita-se que a gigante Microsoft obterá mais lucro em 2015 a partir da nuvem do que com as vendas de seus softwares presos a um computador.

Também há a perspectiva de que as entregas de aplicações sejam aceleradas, com promessas de simplificação para o desenvolvimento, contribuindo para uma maior eficiência dos servidores e mais escalabilidade para os administradores de TI.

Todos ganham com a nuvem: a empresa consegue estar à frente das mudanças e, muitas vezes, da concorrência e, consequentemente, você, como líder ou parte da equipe de TI, pode colher os benefícios de liderar esse importante movimento.

Por isso, você precisa ajudar a sua empresa a ganhar vantagem competitiva nesse cenário ao se manter informado sobre as principais tendências desse tipo de computação. Apresse-se, pois esta não é uma nuvem passageira.

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado