Este artigo foi originalmente publicado no blog da Mobilit e reproduzido aqui com permissão. Acesse o conteúdo original aqui.
Os sistemas Android da Google, e iOS da Apple, hoje lideram o mercado mundial de celulares e Tablets para uso corporativo e pessoal. As opiniões dividem-se sobre qual o melhor e mais completo, e ambos atraem seguidores fiéis que expressam seu favoritismo de forma ferrenha.
Para ajudar a sanar as dúvidas, vamos comparar algumas das principais funcionalidades desses dois gigantes tecnológicos. Utilize essas informações para escolher o mais adequado para sua empresa.
VARIEDADE DE DISPOSITIVOS
Se procura pelo iOS, suas escolhas estrão limitadas a três opções. O iPhone 5, iPhone 5S e o iPhone 4S – em alguns meses o iPhone 6 será lançado.
Com tela de 4 polegadas, processador mais rápido e corpo mais fino O iPhone 4S oferece vantagem na variável preço, e possui muitos recursos também presentes no iPhone5,.
Já o Android possui uma grande variedade de aparelhos à sua escolha, com preços e tamanhos para diferentes gostos e disposição de investimento.
Aparelhos de ponta Android incluem o Galaxy S4 e S5 e HTC One, que concorrem de igual para igual com o iPhone de maneira bastante satisfatória. Um ponto forte é o tamanho das telas Samsung, com opções ainda maiores no Galaxy Note 2 e 3.
Ambos os sistemas oferecem uma experiência completa de e-mail, com a possibilidade de cadastrar várias contas na mesma caixa de entrada e utilizar filtros para melhor organização.
Um ponto confuso no Android são as duas opções de fábrica, o “Email” e o “Gmail”, mais utilizado por integrar-se nos outros aplicativos Google.
O iOS apenas apresenta o aplicativo “Mail”, por onde é possível acessar todas as funcionalidades de forma simples.
TECLADO
Os dias dos teclados físicos nos Smartphones estão chegando ao fim, e o que se observa atualmente são aparelhos totalmente touchscreen.
Com a prática, os usuários desenvolvem uma velocidade de escrita rápida e lidam bem com os teclados virtuais.
No iOS só há uma opção, o teclado Apple de fábrica presente em todo iPhone, iPad e iPod, um teclado robusto, com boa transição entre as teclas, vibração e correção ortográfica, mas que não pode ser substituído.
Já o Android possui inúmeras opções de teclado para baixar, opçõespagas ou gratuitas, com temas personalizáveis e dicionários sincronizados com sua conta Google. Um dos mais populares é o SwiftKey, que agora é disponibilizado gratuitamente.
Sendo assim, a experiência de escrita no Android é mais completa. Recomendamos uma tela de pelo menos 4 polegadas se o seu caso exigir muita escrita pelo celular.
CONTATOS
Acessar os dados de seus contatos rapidamente deve ser uma das principais funções de um Smartphone, que deve oferecer meios confiáveis e fácil acesso às informações.
Android permite sincronizar contatos de várias fontes, seja de contas de e-mail, Google ou redes sociais, armazenando e-mail, endereço residencial, telefones comerciais e pessoais.É possível anexar fotos aos contatos (que podem ser sincronizadas automaticamente das redes sociais) para rápida identificação. O aplicativo de fábrica é robusto, e você ainda pode baixar outras opções que melhorem ainda mais a sincronização e organização dos contatos, mas essa profusão de opções pode muitas vezes confundir o usuário.
O iOS não oferece todas as funcionalidades do Android, mas possui um aplicativo de contatos fácil de usar, aonde manualmente o usuário pode preencher todos as informações do que necessita, o que para muitos já é suficiente o bastante.
UPGRADES
Quando um upgrade de sistema é lançado, todos querem aproveitar das novas funcionalidades e correções de erros que ele pode oferecer, e compartilhar as novidades com a equipe de trabalho.
Para o iOS da Apple isso é feito facilmente, pois o upgrade é lançado para todos os aparelhos simultaneamente em escala mundial, permitindo um download automático e descomplicado e neste quesito são mais complexas para o Android.
Devido a variedade de aparelhos provenientes de diversos fabricantes, o sistema deve ser testado em cada modelo antes de ser lançado no mercado, por isso é comum ver o upgrade disponível somente para um ou dois aparelhos por vez.
Se sua equipe de trabalho possui diferentes modelos de dispositivos com Android, você pode encontrar alguns problemas de compatibilidade e discrepâncias.
SEGURANÇA
Esse é um ponto aonde o iOS está na frente. A Apple oferece um sistema integrado de segurança que protege os dados através de encriptação vinda de fábrica.
A plataforma iOS também oferece segurança para os aplicativos baixados, mantendo-s livres de vírus de malware.
Com o Android é diferente, não há proteção de fábrica para o sistema e o usuário deve buscar meios para proteção. Existem apps de segurança que podem ser baixados, e como o sistema é open source, empresas podem desenvolver aplicativos próprios de segurança interna.
APPS
Ambos os sistemas possuem lojas virtuais bem feitas, a App Store e Google Play, com uma média de 800,00 apps em cada.
A quantidade de apps é similar, mas quando se trata da qualidade dos aplicativos, o iOS leva vantagem sobre o Android. Há milhares de apps orientados para negócios, desde editores de texto até ferramentas para mídias sociais e controle remoto do PC.
Em linhas gerais, podemos dizer que o iOS é mais seguro e possui aplicativos de qualidade para negócios, e o Android traz mais liberdade de escolha e personalização e está presente em uma grande variedade de aparelhos.
COMO OBSERVAMOS, A DISPUTA É ACIRRADA ENTRE OS DOIS SISTEMAS, QUE ESTÃO EM CONSTANTE APRIMORAMENTO. COM UMA CONCORRÊNCIA ASSIM, QUEM GANHA É O USUÁRIO, QUE PODE APROVEITAR O QUE HÁ DE MAIS MODERNO EM TECNOLOGIA PARA AUXILIAR NO TRABALHO. OS PRÓXIMOS ANOS PROMETEM SER CHEIOS DE NOVIDADES E INOVAÇÕES, E OS SMARTPHONES E TABLETS SERÃO PARTE CADA VEZ MAIOR DE NOSSA ROTINA PARA TORNAR A VIDA MAIS FÁCIL.
Envie um comentário