HOME
Felipe Pagliai

windows-10

Dúvidas que perpetuam em todos os usuários Windows: “Quais as novidades do Windows 10? Como será o novo Windows 10?” Também não sabemos ao certo, mas temos algumas informações que poderão ser úteis para saber o que esperar do sistema operacional mais utilizado do mundo.

Com o passar do tempo, torna-se menos convencional o uso de PCs e cada vez mais  as pessoas conseguem se manter conectadas, com o uso de um smartphone ou tablet, suprindo quase todas as funções de um PC.

Por conta disso, a Microsoft irá mudar não só o modo como todos estão acostumados a usar o Windows mas também o modo que usamos a tecnologia em nosso dia a dia. Estão por vir os dispositivos IOTs (Internet of things ou Internet das coisas), que através de sensores RFID,  possibilitam que objetos do mundo real interajam com objetos do mundo virtual. Existem rumores sobre aplicações RFID subdermais, que possibilitariam compras sem uso de cartões,  bastaria apenas um chip implantado no corpo contendo as informações bancárias e de identificação e senhas do usuário. E também, aplicações de biometria para controle de acesso e single sign on, onde a identificação pode ser feita através de reconhecimento facial ou mesmo por sensor infravermelho.

Já foi confirmado que o Sistema operacional Windows 10 terá suporte a RFID, e reconhecimento facial, porém será necessário que alguns hardwares sejam incorporados em PCs e dispositivos móveis de uso convencional, seja de forma nativa ou através de dispositivos adicionais.

A Cortana estará presente em todas as plataformas Windows 10, mas infelizmente a versão em Português só será lançada em 2016.

Para quem não conhece a Cortana, ela é a assistente de voz da Microsoft, onde você interaje por voz e ela te oferece a ajuda necessária. Por exemplo, você pergunta: ”Cortana, quanto tempo irei levar para chegar de carro em meu trabalho hoje?”. Ela buscará as suas informações relacionadas cadastradas no sistema, trajetória, o trafego e poderá te responder: “Para que você não chegue atrasado, saia de sua casa em 30 minutos”, sem que seja necessário abrir nenhum navegador web ou app de GPS.

Outra novidade, o browser Internet Explorer deixará de fazer parte do Windows 10 de forma nativa com a chegada do novo browser, o “Spartan", que por enquanto está em fase beta, mas é provável que no lançamento do Windows 10 seja lançada uma versão estável. O Spartan já conta com os seguintes recursos:

  • Interface simplificada: além de menos poluído do que o IE, entrega melhor desempenho;
  • Carregamento de páginas mais rápido: em comparação com navegadores concorrentes (Mozilla Firefox, Chrome e Ópera);
  • Padrão de pesquisa Bing através da Cortana: obvio que a Microsoft não terá como ferramenta de busca padrão o seu concorrente Google. Tudo indica que o trunfo da Microsoft perante seu rival será a Cortana, que fará com que os usuários percam o habito de “Googlar” e passem a  “fazer suas pesquisas com a assistente Cortana, que trará informações diretamente do Bing;
  • Edição de telas de navegações:  a nova função de criar notas  e recortar imagens na tela de navegação, armazenando-as automaticamente no OneNote;
  • Lista de leitura inteligente: selecionar textos para leitura e sincronizar com o OneNote, permitindo que você possa visualizar seus textos da web off-line em seu smartphone ou tablet;
  • Extensões: algo que não é novidade, pois todos os navegadores (com exceção do Internet Explorer) já possuem. 
  • Cortana: a assistente de voz será integrada ao navegador. 

O lançamento está previsto para 29 de Julho de 2015, em 190 países e 111 idiomas.

A Microsoft afirma que a versão 10 será a última versão do Windows, as atualizações serão feitas em builds.

A MGITECH fará a análise do Windows 10 na versão PC e Windows Phone em seu lançamento, então fique ligado, acompanhe o blog nas redes sociais e assine o feed para mais informações.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado