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A Gemalto, líder mundial em segurança digital, realizou uma pesquisa sobre o mercado de desenvolvimento de softwares independentes e divulgou esses resultados no relatório State of Software Monetization, o qual chama atenção para as principais demandas do público corporativo.

A percepção é que a maioria dos usuários demonstra uma certa frustração diante da falta de flexibilidade nas opções de licenciamento, alternativas de pacotes e a entrega de funcionalidades mais versáteis. 83% dos entrevistados, por exemplo, consideram primordial que os fabricantes observem e se adaptem às necessidades do mercado. A metade deles alega ter dificuldade em encontrar softwares com essas características.

Do lado dos fabricantes independentes, a realidade apresenta complexidades além das expectativas do cliente: há o tempo de maturação do produto, um roadmap de funcionalidades que seguem uma sequência lógica, custo com desenvolvimento, controle sobre quais e como as funcionalidades do produto estão sendo utilizadas, ganhar espaço nas opções de compra e enfrentar a concorrência de quem está há mais tempo no setor.

Adicionado a esses fatores, há também o panorama econômico pouco animador. Quem não encontrou ainda seu diferencial está perdendo espaço e vendas. O consumidor tem tornado seu olhar cada vez mais objetivo, pesquisa mais e não pensa duas vezes antes de trocar seu fornecedor - o que pode ser encarado como uma oportunidade para aumentar as vendas de software. Ele busca um produto que o atenda além das expectativas e valha cada centavo. Mas como manter-se comercialmente viável diante de tantas exigências? Vamos ver como aumentar as vendas do seu software de modo direto e indireto.

Compromisso com os clientes conquistados: Além de serem uma fonte certa de remuneração, eles farão o marketing boca a boca do seu produto. Mantenha-os bem informados sobre novas funcionalidades, mostre como o software pode trazer mais produtividade, deixe-os cientes dos próximos passos a serem cumpridos e preste um atendimento impecável. Gere expectativa nele, mas só se você puder cumprir e logo.

Quem é seu lead? Para vender bem o seu software, saiba quem precisa de você. Analise o mercado da sua solução, qual o perfil das empresas e seus comportamentos de compra, qual o perfil de influenciadores e como alcançá-los. Invista em comunicação, mas procure falar com quem pode e quer te ouvir. Mesmo que o seu software resolva a vida de vários setores de negócios, realize campanhas verticalizadas eventualmente.

Seja ágil e antecipe as tendências do seu mercado: É primordial manter-se atento às necessidades do mercado e ser rápido na implementação e divulgação de soluções. Para tanto, invista em uma boa equipe. Se forem poucos, que sejam os melhores: segundo Kip Tindell, CEO da rede americana de varejo Container Store, um excelente profissional vale por três bons profissionais.

Enfrente a concorrência com coragem: Para superar, conhecer. Seja tão especialista no software do concorrente quanto é no seu. Soa estranho, mas é verdade. Você poderá estruturar um excelente discurso de venda do software e direcionar sua oferta baseado diferenciais autênticos. Nessa hora você pode dizer sem medo: o meu faz mais e melhor.

Não subestime seus diferenciais: Uma funcionalidade trivial para você, pode resolver a vida do cliente. Apresente todas as soluções e mostre como elas afetam positivamente mesmo em simples detalhes.

O seu, o meu, o nosso: Ofereça e receba a parceria de fabricantes que tenham soluções complementares ao seu sofware. Para tanto é necessário escolher qual tipo de parceiro é importante para o seu projeto, planejar qual e como será feito o investimento, além de como as parcerias se rentabilizariam ao longo do tempo. Estabelecido o ciclo, feche-o com uma análise do ROI, assim você saberá quais parceiros estão auxiliando suas vendas de fato.

Atento a esses pontos, você já terá um bom caminho andado para aumentar as vendas do seu software. No mais, trabalhe muito e duro, sem medo de errar.

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