HOME
MGITECH

O uso das tecnologias móveis para os negócios há muito deixou de ser um diferencial para se tornar uma condição essencial para empresas dos mais diversos portes e segmentos. Pesquisa recente realizada pela Boston Consulting Group aponta que há um incremento de até 50% na lucratividade das empresas que adotam a mobilidade em seus negócios E não é para menos! Os consumidores de hoje estão cada vez mais exigentes em relação a fatores como agilidade do atendimento e disponibilidade do fornecedor. Realidade que se replica inclusive nos mercados B2B, uma vez que os processos são executados por pessoas.

Para atender essa necessidade, muitas empresas estão investindo na aquisição de equipamentos, como smartphones e tablets, para munir suas equipes promovendo o dinamismo que os negócios exigem. Mas junto com os equipamentos, surgem alguns problemas relacionados ao seu uso. Para minimizar os riscos da mobilidade conferindo maior segurança para as empresas, existem os sistemas de gerenciamento de dispositivos móveis ou mobile device management (MDM), em inglês. Os sistemas de MDM assumem o controle dos dispositivos, permitindo que os administradores de tecnologia definam regras e monitorem o uso, otimizando assim o investimento da empresa.

Um dos principais sistemas de MDM disponíveis no Brasil é o M3, da Mobiltec, parceira da MGITECH na oferta dessa solução. O M3 diferencia-se das demais soluções pois, além de garantir a segurança dos dados ainda atua como mobile middleware, permitindo a integração de aplicações corporativas com dispositivos móveis bem como a sincronização de dados. No que se refere ao MDM, o M3 conta com o recurso launcher, que permite criar uma interface personalizada contendo apenas os aplicativos autorizados pela empresa para o uso dos profissionais.

Dentre seus principais benefícios destacam-se a melhora em relação ao controle das equipes em campo, o que é possível através de recursos como localização geográfica e visualização da rota percorrida e a redução de custos operacionais, uma vez que os colaboradores externos não precisam ir até a empresa para receber a rota do dia, já que a sincronização ocorre de forma virtual. Também destaca-se a possibilidade de monitorar o uso de dados móveis e o prolongamento da vida útil do dispositivo, já que é possível definir os aplicativos autorizados eliminando o acesso a recursos que consomem memória, bateria e ainda prejudicam a produtividade. A segurança das informações sensíveis da empresa é outro fator essencial beneficiado pelo uso do MDM, pois o sistema conta ainda com recursos como lock e wipe, que permitem realizar bloqueio e limpeza remota de dados.

Muitas são as funcionalidades disponíveis, que garantem esses e outros benefícios. Todos eles oferecidos para permitir que empresas possam garantir o aumento da sua lucratividade com o uso da mobilidade, sem dores de cabeça.

Este artigo foi escrito por Aline Roque da Mobiltec.

Fonte sobre a pesquisa da consultoria BCG

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado