HOME
MGITECH

A Internet das Coisas – IoT – vem revolucionando o mundo dos negócios, e promete trazer ainda grandes mudanças para a sociedade

Isso porque, um dos setores que já vem utilizando a tecnologia para usufruir dos mais variados benefícios é a indústria de utilities, ao qual a IoT tem grande capacidade para melhorar a eficiência dos serviços oferecidos, bem como gerar receita para as empresas e ainda conservar recursos. Nesse cenário, as vantagens não serão direcionadas apenas para as organizações, mas também para o usuário final, que poderá monitorar, por exemplo, o uso de energia e água em tempo real, obtendo maior controle de seus consumos e gastos.

O uso de IoT na indústria de utilities

Destacamos abaixo algumas possibilidades do uso de IoT na frente de utilities. Veja:

Energia e Água

Nos setores de energia e água, o uso de sensores de IoT permitem criar redes de distribuição inteligentes, otimizando a operação e aumentando a flexibilidade dos sistemas. Nesse caso, a leitura de consumo é feita automaticamente, ao qual tanto as empresas, como os consumidores podem fazer o acompanhamento dia a dia. Outra das grandes utilidades da IoT nesses segmentos é a previsão com base na demanda, isso é, com os dados transmitidos em tempo real, os provedores conseguem realizar a geração e distribuição do utilitário de acordo com o que está sendo consumido em cada região. Além disso, a tecnologia detecta oscilações suspeitas de utilização, facilitando para tomadas de decisões imediatas, como necessidade de manutenção ou desligamento de equipamentos.

Saneamento Básico

Conectado também ao tópico anterior no que se refere à água, uma das aplicações de IoT no saneamento básico é direcionada a automação de processos, que contribui para o monitoramento inteligente, identificando, por exemplo, a eficiência de abastecimento de água, de modo a auxiliar a identificação de falhas, como fraudes e vazamentos, para que sejam corrigidos prontamente, evitando desperdícios. E, também, a tecnologia pode ser usada na gestão e controle de coleta e tratamento de esgoto, detectando problemas relacionados a lançamentos irregulares de resíduos.

Óleo e Gás

Na indústria de óleo e gás, a IoT é aliada para diversas frentes, incluindo o monitoramento de equipamentos e processos, ao qual promove a manutenção preditiva, com o objetivo não somente de evitar a paralisação da operação, como também para garantir a segurança do trabalho, proporcionando um ambiente mais seguro para os trabalhadores, já que falamos aqui de possíveis acidentes que envolvem tanto explosões e vazamentos, como gases inflamáveis e vapores tóxicos. 

Benefícios que a IoT oferece à indústria de utilities

A utilização de sensores em redes de distribuição e equipamentos oferece às empresas uma visão mais ampla e inteligente de toda cadeia de valor, que resulta em tomadas de decisões mais assertivas, maior eficiência operacional e redução de custos. 

Entre os principais benefícios, podemos destacar:

Facilidade na gestão: as organizações conseguem monitorar os equipamentos remotamente, em tempo real, garantindo maior controle das operações e a eficiência nos serviços oferecidos. 

Apoio a manutenções preditivas: Os sensores disponibilizam o monitoramento constante do desempenho e das condições das redes de distribuição e equipamentos, de maneira a prevenir problemas e paralisações das atividades. 

Segurança nas operações: Com o monitoramento dos equipamentos em tempo real, que viabiliza a manutenção preditiva, os ambientes tornam-se mais seguros para os trabalhadores.  

Conforme observado, a Internet das Coisas tem um grande potencial para revolucionar o setor de utilities e as empresas que estão voltadas para a modernização estão explorando cada vez mais essas oportunidades, tornando mais próximo o desenvolvimento das cidades inteligentes. 

Conte com um parceiro especializado em soluções e equipamentos para Utilities

Atendendo a diversos clientes neste setor, a MGITECH acumulou uma expertise sem igual, com ferramentas e soluções que ajudam as empresas de utilities a superar desafios operacionais e gerenciais, o que se traduz em maior produtividade, maior controle operacional e mais qualidade na distribuição de seus produtos para o público final, além de mais eficiência para as equipes de campo.

Para cada etapa da operação, oferecemos uma solução para endereçar os desafios enfrentados pelo setor, são elas:

Dentre os equipamentos distribuídos pela MGITECH, destacamos para o setor de utilities opções de smartphones  e tablets e robustos e não robustos, coletores de dados e impressoras.

Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos apoiar sua empresa.

New call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado