O artigo de hoje fala sobre como configurar a placa de rede das impressoras de código de barras Intermec PF8 e Zebra.
Vamos começar com a impressora térmica PF8 da Intermec. Existem dois modelos da PF8, um que possui entrada Ethernet e USB e outro que só possui USB. Como ela só pode operar com uma dessas portas de comunicação por vez, o modelo com Ethernet, por padrão, vem com a entrada USB DESABILITADA e a entrada Ethernet HABILITADA. Então, como fazer para descobrir o IP da impressora e acessar suas configurações através da rede?. Esse processo é simples e muito semelhante ao processo de configuração de um Roteador Sem Fio, por exemplo, onde o acesso ao menu de configuração do aparelho é feito através do browser. Siga esse passo a passo:
1 – Com a impressora desligada, coloque as mídias na impressora. As mídias nada mais são do que o ribbon (a fita utilizada para impressão nas impressoras térmicas) e a própria etiqueta.
2 – É necessário que a impressora esteja conectada a sua rede DHCP, basta plugar o cabo de rede com o plug RJ 45 à entrada ethernet da impressora;
3 – Ligue a impressora com o botão FEED pressionado;
5 – O LED deverá piscar e alterar entre verde e vermelho. Quando piscar verde, solte o botão;
6 – Aguarde a impressora imprimir as configurações;
7 – Após a impressora parar de imprimir, pressione e solte o botão FEED. Você poderá observar que na etiqueta vai ser impressa a frase: “OUT OF DUMP MODE”;
8 – Verifique o IP da impressora, veja no exemplo da imagem abaixo, a numeração circulada é o endereço de IP da impressora;
Agora que você já tem o endereço IP, basta abrir a janela do seu navegador de internet e na barra de endereço, ao invés de digitar uma URL, você digitará o endereço de IP fornecido pela etiqueta que acabou de ser impressa. O browser deverá solicitar o login. O usuário padrão da PF8 é admin e a senha pass. Após fazer o login, deverá aparecer uma tela como a da figura abaixo:
Pronto. Você já tem acesso a todas as configurações da impressora, tanto de teste de impressão, como de rede, tornando assim possível adicionar a impressora a sua rede de trabalho e até mesmo adicionar um endereço IP fixo para poder apontar a impressora na fila de impressão.
Quando houver a necessidade de modificá-la para entrada USB, existe um software de fácil utilização que faz a conversão de ethernet para USB. É o PF8SetUSB.
Com a impressora conectada a sua rede via ethernet e já com um endereço de IP válido, execute o PF8SetUSB. Ele é bem simples e possui apenas uma tela. No campo do endereço IP, preencha com a numeração IP fornecida pela etiqueta impressa nos passos anteriores. Em seguida, clique em conectar. O programa irá carregar e quando a conexão for estabelecida, deverá aparecer a seguinte mensagem: “IMPRESSORA PF8 ENCONTRADA”. Automaticamente, o botão SET será habilitado, clique nele e aguarde o programa desabilitar a entrada ethernet e habilitar a entrada USB, já que não é possível utilizar as duas entradas ao mesmo tempo. Veja a interface do PF8SetUSB abaixo:
Finalizado esse procedimento, desligue a impressora e aguarde cerca de 30 segundos para liga-la novamente. Quando a inicialização estiver concluída, conecte o cabo USB e a impressora já estará com a USB habilitada e deverá reconhecer a conexão automaticamente. Para o caso inverso, ou seja, estar trabalhando coma USB habilitada e querer voltar para entrada ethernet, é necessário voltar a impressora as configurações padrão, conforme mostra o procedimento abaixo:
1 – Com a impressora desligada, coloque as mídias na impressora. As mídias nada mais são do que o ribbon (a fita utilizada para impressão nas impressoras térmicas) e a própria etiqueta.
2 – É necessário que a impressora esteja conectada a sua rede DHCP, basta plugar o cabo de rede com o plug RJ 45 à entrada ethernet da impressora;
3 – Ligue a impressora com o botão FEED pressionado;
5 – O LED deverá piscar e alterar entre verde e vermelho. Quando piscar verde, solte o botão;
6 – Aguarde a impressora imprimir as configurações;
7-Após a impressora parar de imprimir pressione e mantenha pressionado o botão FEED até o LED ficar vermelho, então solte o botão.
Já as impressoras ZEBRA contam com um dispositivo chamado PrinterServerII, ou apenas PSII (que pode ser de serie (internal) ou opcional (external), dependendo do modelo) para dar suporte a conexão de rede da impressora. É esse dispositivo que fornece a entrada ethernet e a interface de configuração da impressora. No caso do dispositivo ser external, instale-o na porta paralela da impressora (fica na parte de trás), basta encaixa-lo na porta paralela e apertar as travas do dispositivo com uma chave do tipo Allen ou Philips.
Daqui pra frente, o procedimento é o mesmo para o PSII internal ou external, então vamos descrever passo a passo a configuração:
- Conecte o cabo de rede na porta ethernet do dispositivo PSII.
- Certifique-se que a impressora esteja desligada e então, ligue-a novamente.
- O LED vermelho da impressora irá piscar durante o processo de inicialização e mudará para verde quando a inicialização estiver concluída.
- Em quase todos os modelos de impressora Zebra, o botão TESTE é um pequeno buraco localizado na parte inferior do dispositivo PSII. Para conseguir pressioná-lo, você precisará de um clips de papel, por exemplo. Apenas nos modelos Z4Mplus e Z6Mplus, o botão TESTE é bem pequeno, porém não é um buraco e também fica localizado no dispositivo PSII.
- Pressione e segure alguns segundos o botão TESTE. Ele irá imprimir uma etiqueta com a configuração e endereçamento de rede, como mostra a figura:
Agora o próximo passo é instalar o software ZebraNet Utilities, que nada mais é do que um conjunto de ferrramentas assistentes do dispositivo PSII. É no Utilitites que serão feitas todas as configurações da impressora. Para instalar, basta inserir o CD e seguir o passo a passo da instalação. É importante instalar o ZebraNet view Java para ter acesso a todas as configurações do PSII. Para o caso da necessidade de acessar a impressora via browser, selecione no Utilities a instalação do ZebraLink WebView também. O WebView lhe permitirá acesso remoto a impressora via browser, o que agiliza muito o processo, caso haja necessidade de novas configurações e a impressora não esteja fisicamente ao seu alcance.
Assim que executar o ZebraNet view, será solicitado usuário e senha. Por padrão, o user é admin e a senha 1234. Após o acesso, já na primeira tela deverá aparecer o endereço do seu dispositivo PSII. Compare o numero serial do hardware que foi impresso na etiqueta com o que aparece na tela, se estiverem iguais, significa que o dispositivo PSII foi reconhecido e funciona corretamente. Selecione o dispositivo, como mostra a figura abaixo e vá em PRINTSERVER/CONFIGURATION.
Clique na aba TCP/IP e adicione os endereços IP, máscara de sub-rede, gateway e marque a opção para utilizar DHCP no DNS. Após a adição dos endereços, clique em OK. Pronto, a impressora já responde via ethernet e o ZebraNet view já está com todas as configurações de impressão acessíveis. Para adicionar a impressora na rede basta modificar os endereços do protocolo TCP/IP para endereços válidos na sua rede.
Link para DOWNLOAD do ZebraNET Utilities:
http://www.zebra.com/id/zebra/na/en/index/drivers_downloads.html
Link para DOWNLOAD do PF8SetUSB + manual:
Envie um comentário