HOME
Leonardo Calandriello

O artigo de hoje vai explicar o que é o código de barras (bar code), seu funcionamento e como é feita a leitura e intrepretação dos dados pelo computador.

O código de barras UPC (em inglês Universal Product Code) foi originalmente criado para auxiliar os mercados a aumentar a velocidade do processo de verificação na saída de produtos e melhorar o controle de inventário. Mais tarde, constatou-se a eficiência desse tipo de código e sua utilização foi extendida para todo o varejo rapidamente.

A empresa criadora do código de barras é a americana UCC (Uniform Code Council). Para explicar o que é o código de barras, vamos dividi-lo em duas partes, a primeira que é o próprio código visível para as máquinas e a segunda que são os dígitos visíveis ao olho humano.

o que é o codigo de barras 

A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner (leitor de código de barras), que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Através da luz refletida pelos módulos que compõem o espaço, ou pela ausência dos mesmos, o leitor interpreta o código. A interpretação acontece através do uso de um conversor analógico/digital que transforma os sinais analógicos produzidos pela luz recebida por meio de um sensor fotoelétrico, em um sinal digital (sucessão de 0 e 1 em forma de pulso). Na ausência de luz a reflexão gera outro sinal que caracteriza a barra, assim, cada caractere do código é interpretado como um número binário e cada módulo reproduz um dígito 0 para espaço em branco e 1 para barra, onde a luz não é refletida. Existem várias larguras de barra, cada uma significando um caractere diferente. Aqui vai um glossário das partes de um código de barras:

Barra - Consiste na parte escura do código de barras (normalmente preta), ela absorve a luz e codifica um em cada modulo de barra .

Espaço - Consiste na parte clara do código (geralmente o fundo que o código é impresso) , ele reflete a luz e cada modulo é codificado como zero.

Caractere - Cada numero ou letra codificado com barra e espaço. Cada caractere pode ser modificado por tantos “1” ou “0” quantos forem os módulos contidos na sua codificação.

Caractere inicial/final - Indicam ao leito, respectivamente o inicio e o fim do código; este caractere pode ser representado por uma letra , um numero ou um outro símbolo dependendo do padrão do código em questão.

Separadores - Servem para indicar as extremidades do código e indicar ao leitor o sentido que o código esta sendo lido. Servem também para permitir que o código  seja lido nos dois sentidos.

Densidade do código de barra - É caracterizada pela relação entre a quantidade de módulos ou caracteres e o espaço ocupado pelos mesmos, uma vez impressos.

Modulo - O modulo consiste no elemento mais estreito do código, seja ele uma barra ou espaço. Os separadores, as zonas mudas, os caracteres especiais, ou  seja, todos os elementos que compõem o código de barra são múltiplos do modulo quanto a largura. Podemos dizer que o modulo é a unidade mínima e básica componente do código de barra cujo tamanho é definido diretamente pela densidade do código.

Sinais de enquadramento - Delimitam uma área retangular da qual devem estar contidos todos os elementos de código.

como gerar código de barras, gerar codigo de barras

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado