Explicaremos nesse artigo o que é o código de barras 39 (também chamado de código de barras 3 de 9), qual sua finalidade e utilização.
O código de barras 39 é um código de barras alfanumérico. O símbolo pode ter o tamanho necessário para armazenar os dados codificados. Foi desenvolvido para codificar 26 letras maiúsculas (A a Z), 10 dígitos (0 a 9) e 7 caracteres especiais (-,, $, /, +,%, e no espaço). Ele pode ser estendido para todos os 128 caracteres ASCII, usando um esquema de dois caracteres de codificação. Veja abaixo todos os caracteres escritos em código de barras 39:
Cada caracter codificado em um símbolo de código de barras 39 é composto por 5 barras e 4 espaços para um total de 9 elementos. Cada barra ou espaço pode ser "larga" ou "estreita" e 3 dos 9 elementos são sempre do tipo “largo”. Isso é o que deu ao código de barras 39 a origem de seu outro nome - Código 3 de 9.
O código de barras 39 é iniciado e finalizado com “*”, não necessitando de um dígito verificador. O comprimento total do símbolo é dado pela equação:
L = (C + 2)(3N + 6)X + (C + 1)I
Onde:
L = comprimento do símbolo (não contando zona calma, a dimensão estará em mils)
C = número de caracteres de dados
X = X - dimensão (largura do menor elemento em mils).
N = múltiplos largos para estreitos (3,0 use se o seu código tem uma relação de 3-1, etc)
I = abertura entre caracter
A dimensão X é a largura do menor elemento em um símbolo de código de barras. A dimensão X mínima de um "sistema aberto" (uma etiqueta de código de barras que será lida por scanners a partir de fora da empresa) é de 7,5 mils (1 mil = 1/1000 polegadas) ou 0,19 mm. O elemento "largo" é um múltiplo do elemento "estreito" e este múltiplo deve permanecer o mesmo durante todo o símbolo. Pode variar entre 2,0 e 3,0 se o elemento estreito é superior a 20 mils. Se o elemento estreito é inferior a 20 mils, o múltiplo só pode variar entre 2.0 e 2.2. Uma das vantagens do código de barras 39 é que já que não há necessidade de gerar um dígito de verificação, ele pode ser facilmente integrado ao sistema de impressão existente adicionando uma fonte de código de barras (bar code) para o sistema ou à impressora e depois imprimir os dados brutos em qualquer tipo de letra. A desvantagem é que devido a sua extensão ser muito longa, não é possível rotular produtos pequenos com o código de barras 3 de 9. A título de curiosidade, o código de barras 39 foi desenvolvido pelo Dr. David Ray Stevens Allais da Intermec, em 1974.
Envie um comentário