Aprenda nesse artigo como gerar códigos de barra no Excel, utilizando alguns arquivos de fonte de texto e o StrokeScribe Active X. Vamos ensinar duas maneiras de se fazer isso, aqui vai a primeira e mais simples:
Código de Barras no Excel - Opção 1
1. Faça download da fonte de código de barras que melhor atender sua demanda:
codigo ITF 2 de 5 (padrão Febraban)
2. Após o download e extração do arquivo compactado, rode o arquivo setup.exe e copie os arquivos com extensão .TTF da pasta TrueType para C:\Windows\Fonts
3. Abra o Excel, crie o texto/código que deseja em uma fonte básica, por exemplo, Arial. Em seguida, troque para a fonte que você acabou de instalar. Note que automaticamente, essa fonte converte o que você digitou para o desenho de um código de barras, como mostra a figura abaixo:
O próximo passo é imprimir esse código gerado em um papel. Pronto, basta apontar um leitor de código de barras para a etiqueta criada e o leitor irá digitar automaticamente ocódigo impresso na etiqueta.
Código de Barras Excel - Opção 2
Outra maneira de gerar código de barras no Excel é utilizando o StrokeScribe ActiveX.Esse plugin possibilita que você altere o tipo de código, por exemplo, para um QR code.
Primeiramente, é necessário instalar o StrokeScribe ActiveX. Voce pode baixar aqui: http://strokescribe.com/en/download.html.
Após a instalação do StrokeScribe, abra o Microsoft Excel e na aba INSERIR vá em OBJETO, como mostra a figura:
Após clicar em OBJETO, na aba CRIAR NOVO, selecione a opção StrokeScribe Document da lista de opções:
Assim que selecionar StrokeScribe, automaticamente aparecerá um código de barras na tela. É aí que a modificação do tipo de código acontece. Duplo clique em cima do código para editar as informações contidas e o tipo de código. Veja na figura que selecionamos a opção QRCODE e está circulado o campo onde se altera o texto contido no código:
Em ambos os casos se tem a possibilidade de modificar os dados do código, porem utilizando o StrokeScribe Active X com o Excel, abre-se a possibilidade de alterar também o tipo de código a ser gerado.
Confira outro artigo onde disponibilizamos vários tipos e download de fontes de código de barras.
Envie um comentário