Esse artigo é muito relevante para você que necessita saber mais sobre boleto bancário. Aprenda o que é o código de barras 2 de 5, ou codigo 2 de 5 (padrão Febraban) e como funciona.
O código 2 de 5 possui 5 barras que contêm 3 barras estreitas e 2 largas, por caractér. Os espaços servem apenas para separar uma barra da outra, podendo possuir qualquer tamanho, em geral o mesmo da barra estreita. Ele só permite que os dados sejam codificados aos pares de dígitos. Em sua estrutura existem os seguintes elementos:
- 1 caracter inicial
- n caracteres de dados
- 1 caracter final
O código 2 de 5 só permite armazenamento de números. Seu tamanho depende apenas da quantidade de números a ser armazenada, portanto seu tamanho e largura variam proporcionalmente ao tamanho numérico a ser armazenado no símbolo. É considerado um código de alta densidade por suportar até 18 dígitos por polegada.
No codigo 2 de 5 existem 5 barras, 2 das quais são largas, e 5 espaços, 2 deles largos. Um dígito é codificado nas barras e o dígito seguinte é codificado nos espaços. O símbolo inclui uma zona vazia, um caracter inicial (barra estreita - espaço estreito - barra estreita - espaço estreito), as informações codificadas, um caracter final (barra larga - espaço estreito - barra estreita) e uma zona vazia.
O código 2 de 5 é o padrão utilizado pelos bancos (Febraban) e organizações financeiras para confeccionar boletos, porem se você tem mercadorias onde os códigos possuem apenas números e não são do padrão EAN, você poderá utilizar em suas mercadorias o código 2 de 5. A desvantagem de utilizar o código 2 de 5 para produtos é que ele só armazena números.
A proporção da largura da barra larga para a estreita estipulada pelo padrão EAN é 2:5, daí vem o nome código 2 de 5.
Nos próximos artigos vamos explicar detalhadamente o padrão 2 de 5 utilizado pela Febraban e como é a norma para gerar o código.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Envie um comentário