No post de hoje vamos explicar a diferença dos tipos de disco rígido e fazer uma comparação entre eles, para descobrir qual o mais vantajoso em um equipamento móvel. Vamos a comparação HD x SSD.
Para começar, HD é a sigla para hard drive (disco rígido). Não é novidade que esse disco é a unidade responsável por armazenar os dados no computador e também que ele não é volátil, como a memoria RAM. Resumidamente, dentro do HD existem discos magnéticos que são os responsáveis por armazenar os dados e é através desses discos de alta rotação que a agulha de leitura percorre, grava e acessa os dados.
Já o SSD (solid state drive), ou em português disco de estado sólido é um disco que utiliza discos de memoria flash no lugar de discos magnéticos. Diferentemente do HD, o SSD solid state drive não possui partes móveis, o que o torna mais resistente a choques ou até mesmo quedas. Por não possuir discos magnéticos e sim memoria flash, como um pendrive, por exemplo, o SSD consegue acesso aos dados de forma muito mais rápida que o HD, visto que não há o processo da agulha varrendo o disco magnético para encontrar o dado solicitado, ou mesmo gravar um novo dado. Devido a ausência dos discos magnéticos, o disco SSD praticamente não emite ruídos quando em funcionamento, consequentemente, não havendo a rotação dos discos, o consumo de energia da bateria é muito menor e isso aumenta o tempo de uso do equipamento. Outra vantagem é que o disco acaba sendo mais leve do que um HD.
Mas se existem todas essas vantagens, o que o SSD teria de desvantagem? Na verdade não seria bem uma desvantagem, mas sim uma consequência. Devido a sua tecnologia mais avançada, o preço por GB do disco SSD é muito mais alto do que para o HD. O que acaba agregando custo ao equipamento que o possui. Tambem a capacidade de armazenamento de um SSD é inferior a de um disco HD.
Vamos pensar agora no mercado corporativo, ou de alta disponibilidade. Para um equipamento móvel, um tablet por exemplo, que esteja a todo tempo em uso, necessite ser transportado e utilizado em ambientes agressivos e em diferente condições, sem duvidas o SSD é a melhor escolha, pela economia de bateria e rapidez no acesso aos dados. Mesmo com uma capacidade menor de armazenamento, a utilização para o trabalho, provavelmente só irá lidar com arquivos muito pequenos, como planilhas, docs, apresentações, formulários e arquivos de email, sendo suficiente o espaço em disco do SSD.
Compartilhe suas ideias, ou mesmo dúvidas. Deixe seu comentário aqui no blog da Roge Tech, queremos muito saber mais sobre a sua opinião. Até a próxima!
Envie um comentário