Lembro que quando comecei como vendedor aprendi que na verdade o que ofertava não era um produto e sim uma solução. Hoje vejo que esse discurso e ter um bom produto não são mais diferenciais, são o mínimo para manter-se no mercado. É a mesma coisa que um candidato a uma vaga falar que tem experiência com o pacote office.
Em minha opinião, hoje só existem dois “produtos” a serem vendidos, resultado e facilidade. Mais do que uma solução as empresas buscam um resultado. Não estou dizendo que os fins justificam os meios e sim que o enfoque não deve ser no produto e nem na solução, mas no resultado que tudo isso irá trazer ao seu cliente.
Para aqueles que já vendem resultados, vejo que precisam começar a fornecer também facilidade. Ninguém mais tem tempo para nada, cada vez vemos as áreas responsáveis por projetos mais sobrecarregadas e essa é a maior oportunidade para aqueles que buscam diferenciar-se.
Tenho visto que fornecer resultados também está virando uma commodity e o diferencial está em entregar junto facilidade.
Não devemos achar que nosso cliente é folgado e sim entender como reverter essa nova demanda de mercado em oportunidades, pois todos os que fazem um pouco mais, inclusive o que na teoria não faz parte do seu escopo, levam vantagem e no final isso se transforma em mais negócios com margens maiores.
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