HOME
Leonardo Calandriello

O vice-presidente e analista da Gartner, líder em pesquisa e consultoria em tecnologia, especializada em corporações e entidades do Governo, apresentou recentemente seu Top 10 de aplicativos para tablets corporativos.

tablets corporativos

1. Sistemas de automação de vendas para garantia do cliente, apresentação de vendas e sistemas POS. É evidente que um tablet no varejo só agrega agilidade e inteligência a uma venda. Através do tablet, o vendedor pode acessar o catálogo de produtos, histórico do cliente, fechar a venda e transmitir o pedido e ainda, em tablets com o leitor magnético acoplado, é possível o pagamento direto para o vendedor, evitando-se assim filas no caixa. Tambem podemos citar aplicações que utilizam QR code para criar um perfil do cliente e assim, ter um histórico de compras e possíveis produtos para uma próxima venda, além de agilidade na hora de finalizar o pagamento.

2. Inteligencia de negocio com aplicações analíticas e de desempenho com painel de gerenciamento. O tablet estando conectado permite acompanhar negociações e investimentos em tempo real e consequentemente afeta no planejamento e eventuais ações de contingencia podem ser tomadas de uma forma ágil jamais vista antes.

3. E-mail corporativo separado do email pessoal – esse item é auto-explicativo.

4. Aplicativos para reuniões e vídeo conferencia. Em tablets com câmera frontal de vídeo conferência e câmera de documentação, já é possível utilizar as duas ao mesmo tempo para receber imagem e transmitir, por exemplo, a imagem do ambiente da reunião. Saiba mais sobre tablets corporativos com essa característica.

5. Utilitários de compartilhamento e distribuição de arquivos. Aqui vemos claramente que a Cloud Computing tem grande atenção dos desenvolvedores de software focados em tablets. Já existem muitos programas de compartilhamento e armazenamento desenvolvidos especialmente para dispositivos móveis. A tecnologia caminha para um futuro de cada vez menos informações locais e sim cada vez mais guardadas em segurança na “nuvem”.

6. Aplicações corporativas e governamentais como ERP/CRM e SCM. Devido a necessidade da integração dos tablets ao ambiente da empresa/governo, consequentemente os sistemas de gerenciamento devem ser adaptados para esses dispositivos.

7. Suporte a sistemas hospitalares para médicos, enfermeiras e fisioterapeutas. Hoje já existem muitos hospitais trabalhando com Prontuário Eletrônico do Paciente PEP. Um meio de atender os pacientes na beira do leito com muito mais agilidade, devido a recursos como reconhecimento de escrita, muito usado no preenchimento de formulários e a própria caneta stylus que agiliza a utilização do display e entrada de dados.

8. Acesso remoto. Alem da Cloud Computing, os tablets podem fazer acesso remoto a servidores e também ser acessados remotamente pelo administrador da rede, o que torna possível updates e manutenção remota, agilizando e economizando o tempo de um consultor externo, por exemplo.

9. Aplicativos de redes sociais. Aqui vemos uma grande vantagem para o marketing da empresa e até mesmo para negócios que hoje já se concretizam via rede social e tendem a acontecer cada vez mais dessa maneira.

10. Board Books para maior segurança no armazenamento e distribuição da informação. Já que estamos na era do conhecimento, a moeda mais valiosa é a informação e se as aplicações não forem segurar suficientemente tanto na armazenagem dos dados, como na distribuição, as empresas jamais poderiam confiar em deixar suas informações serem manipuladas e enviadas por equipamentos móveis.

A tecnologia caminha cada vez mais para a mobilidade.

Voce concorda que esse é o caminho tambem do setor corporativo?

 

 

fonte: gartner.com/it/page.jsp?id=1849621
imagem: mundodostablets.com.br

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado