Ao analisar o comportamento dos estudantes e as tendências na educação, fica claro que os tablets são uma ótima opção para o uso em salas de aulas. Já se sabe que, com a ajuda de um computador, estudantes desenvolvem análise crítica, capacidade de pesquisa e conhecimento tecnológico mais apurados. Com a tecnologia dos tablets é possível unir tudo isso e falar uma linguagem mais próxima a das novas gerações. Veja se você concorda com nossos argumentos:
1. Tecnologia compatível ao aluno do século XXI
Chega de levar aquele monte de apostilas, livros e cadernos. Tudo o conteúdo disponível fica dentro de um tablet que pesa menos de 1 quilo. Como a bateria é de longa duração, os estudantes não precisam se preocupar em trazer o carregador consigo. Além disso, os tablets são portáteis permitindo consumir, produzir e compartilhar conteúdos como: textos, fotos e vídeos e possibilitam interatividade e conexão à internet. É a transformação da velha sala de aula, cujo conteúdo com quadro negro e aulas expositivas ficou parado no século XIX.
2. Tablet é ferramenta pedagógica
É óbvio que a ferramenta só trará bons resultados se os professores estiverem preparados para o uso da tecnologia e se o tablet for mais um instrumento pedagógico. Não adianta usar o tablet se suas funcionalidades não forem aproveitadas. O Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, por exemplo, traz uma tabela periódica interativa, na qual os alunos de 14 anos da 9ª série interagem com representações gráficas dos elementos químicos, exibidos em movimento e até em terceira dimensão. Já o projeto digital da Pearson, empresa de soluções educacionais, integra vídeos, infográficos, interatividade, animações e exercícios colaborativos, não apenas a leitura em PDF.
3. Dispositivo vai facilitar mobilidade
A conexão de rede é outro desafio do uso dos tablets pelas escolas, que ainda estão investindo em redes wifi e em computação em nuvem. No futuro é esperado que os alunos possam estudar em qualquer lugar salvando seus arquivos em um local único e seguro.
4. Leitura fácil
Os tablets para escolas oferecem além da leitura, ebooks com imagens, vídeo e áudio, tudo para captar a atenção do estudante. Aplicativos permitem ao alunos destacarem informações relevantes, tomar notas e acessar o dicionário diretamente do ebook. Em Campinas, estado de São Paulo, alunos do curso pré-vestibular do Colégio Integral já usam tablets em sala de aula. As apostilas do cursinho estão disponíveis em formato PDF.
5. O custo é menor
O preço de um tablet está mais em conta para as instituições de ensino. O grupo Estácio, por exemplo, distribuiu no ano passado tablets aos alunos do curso de Direito no Rio de Janeiro e Espírito Santo, sem mexer nos valores da mensalidade. A justificativa é que ao trocar as apostilas e o material didático pelo aparelho, não haveria aumento real nos custos da universidade.
Imagem: digiops.org.nz
Envie um comentário