Como todo mundo sabe, a Apple lançou o iPhone 5 em setembro e filas foram formadas no mundo inteiro para a compra do aparelho. Em uma semana foram vendidos mais de 5 milhões de unidades, o que teoricamente comprova o sucesso do novo smartphone. Mas é verdade é que era esperado mais em inovação: maior, mais leve e mais fino, o modelo não ultrapassou a concorrência em tecnologia. Em termos de funcionalidade, por exemplo o Samsung Galaxy S3, que usa o sistema Android, tem tela maior, câmera e bateria melhores.
Desde que a Apple lançou o iPhone há cinco anos, a empresa vem aumentando seus lucros, que em 2012 vão chegar a U$ 150 bilhões, seis vezes mais que em 2007. Apesar dos números espantosos em vendas, a Apple não é mais líder de mercado. Os smartphones Android correspondem a 68% do mercado neste ano, bem acima dos 47% que representaram do ano passado, enquanto a Apple caiu de 19% para 17% em um ano, segundo a IDC, consultoria em tecnologia da informação. No segundo trimestre do ano (abril, maio e junho), a quantidade de vendas de smartphones da Apple cresceu 27,5% enquanto do mercado em geral cresceu 42,2% e o Android cresceu 106,5%.
Mas como manter os lucros subindo se o líder de mercado atual é o Android, que detém quatro vezes mais market share? A matemática é possível, pois todos os modelos do smartphone são muito parecidos: o do iPhone 4S é o mesmo do iPhone 4 e o do iPhone 3GS era o mesmo do iPhone 3, o que faz a empresa economizar em sua linha de produção. Mesmo assim, a cada lançamento os preços aumentam e é cobrado o valor de um produto premium.
Outro fator que contribui para o lucro alto é que a Apple também investe menos em pesquisa e desenvolvimento que suas rivais. Apenas 2% da receita vai para P&D, enquanto o Google destina 16% e a Microsoft e a Samsung 6% cada uma. A Samsung, por exemplo, tem a mesma receita que a Apple, mas gasta 3,5 vezes mais em inovação. Já o Google tem um terço da receita da Apple, mas investe duas vezes mais.
De acordo com a empresa de pesquisas Asymco, a Apple detém 66% dos lucros no mercado geral de celulares, o que é uma fatia absurda, visto que ela não é líder de mercado nas vendas. Mas já é uma queda, em comparação com os 75% do ano passado.
Agora você já pensou: uma única empresa, que vende apenas três modelos de smartphones, detém dois terços de todo o lucro. Até quando será possível sustentar esse cenário?
Fonte: http://www.technologyreview.com/news/429164/will-apples-focus-on-profits-let-its-rivals-jump/
Envie um comentário