HOME
MGITECH

Ao pensar em investir em tablets empresariais, a primeira opção que aparece para o empresário é o iPad por causa de sua popularidade. Mas antes de realizar a compra, é preciso avaliar o Custo Total de Propriedade (TCO) dos dispositivos móveis.

Se o trabalho é realizado apenas em escritórios e salas de reunião, o risco do tablet cair e quebrar é pequeno e o iPad ou outro tablet empresarial pode ser suficiente. Mas se o seu negócio envolve chão de fábrica, canteiro de obras ou trabalho no campo, você vai precisar de dispositivos robustos, resistentes à quedas e aos danos ambientais. 

Em indústrias com serviços de campo, os tablets ficam expostos a outros riscos, como problemas relacionados à segurança de dados e de compatibilidade entre as demais plataformas da empresa.

Por isso é fundamental fazer as seguintes perguntas para avaliar o seu TCO:

Custos de substituição - um estudo da VDC Research mostra que o índice de falha de tablets convencionais e notebooks é 16,6% enquanto a de tablets robustos é de 4,6%. Faça o cálculo dos custos de reposição baseado no número de dispositivos que serão comprados e a taxa de falha antecipada.

Perda de produtividade – a mesma pesquisa da VDC Research também mostrou que a perda de produtividade quando um dispositivo falha é de 50 a 80 minutos. Um funcionário parado por tanto tempo pode custar caro quando se fala em serviços de campo.  

Ambiente de trabalho - temperaturas flutuantes, chuva ou umidade, sujeira e poeira são fatores que podem acelerar a falha do tablet empresarial se ele não for projetado para suportar estes ambientes.

Brilho e iluminação baixa – pode ser difícil enxergar a tela na luz solar e locais sem iluminação podem esgotar rapidamente a bateria do dispositivo. Tablets robustos têm telas antirreflexo e vida de bateria estendida.  

Segurança - muitos dispositivos móveis têm recursos de segurança, como proteção de senha e localização GPS. Porém, os tablets robustos são projetados para as necessidades empresariais, por isso têm recursos extras, que incluem  a capacidade de desabilitar o aparelho remotamente e limpar os dados de um dispositivo roubado, variando o nível de suporte conforme os requisitos corporativos.

Compatibilidade e ciclo de vida - no mercado de tablets surgem novos aparelhos todo ano, o que pode ser muito oneroso para as empresas gerenciarem, com atualizações e substituições dos modelos antigos.  E se a empresa usar scanners de código de barras, impressoras ou outros dispositivos ainda pode haver problemas de compatibilidade entre os aparelhos.

Custo de aquisição inicial - iPads e outros tablets são relativamente baratos quando comparados aos tablets robustos, pois eles são projetados para serem usados a longo prazo (3 a 5 anos) e para suportar os ambientes mais difíceis.


tcoApós analisar todos esses fatores que contribuem para seu TCO, você saberá se deve investir em um tablet convencional ou em tablets robustos para sua empresa.

 

Fonte: http://www.euclidestech.com/blog/bid/166703/To-Rugged-or-Not-to-Rugged?

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado