O Android corresponde a 75% do mercado internacional de smartphones, segundo relatório do 3° trimestre da IDC Mobile Phone Tracker. Isso significa que três em cada quatro smartphones têm o sistema operacional da Google. Segundo os analistas da IDC, o notável é que o Android tem apenas quatro anos de idade. Mas esse é um mercado recente, já que a venda de smartphones decolou mesmo em 2007, com o lançamento do iPhone.
O Android ganha mercado graças a combinação de fabricantes de celulares, operadoras móveis que adotaram o sistema. Por outro lado, os consumidores tiveram muitas opções de modelos de smartphones com diversos preços e opções de contratos, em todo o mundo, bem diferente dos poucos e caros modelos de iPhone.
O mesmo ocorre no mercado de tablets, que superou as expectativas da IDC e vendeu 122,3 milhões de unidades em todo o mundo. A Apple, com seu sistema IOS, ainda é líder com 53,8% do mercado em 2012, mas já sofreu uma queda, pois em 2011 era líder com 56,3% do mercado. Já o sistema Android cresceu de 39,8% em 2011 para 42,7% em 2012. Segundo as pesquisas da IDC, a plataforma Windows é outra que deve crescer nos próximos anos na preferência dos consumidores no uso de tablets e smartphones.
Apesar de perder fatias de mercado ano a ano, os produtos da Apple ainda são os queridinhos. A preferência é em parte por causa do grande investimento em publicidade e também porque a usabilidade do sistema IOS é diferente da proporcionada pelo Android.
Isso ocorre pois, como a maioria deve saber, o Android é um sistema operacional Open Source, ou seja, é gratuito e qualquer programador pode desenvolver aplicativos para ele. Por ser aberto, há uma variedade maior de aplicativos gratuitos. Já o desenvolvimento de aplicações para o IOS é bem mais restrito, já que a plataforma Apple é muito fechada.
Enfim, os números já mostram que o Android é o sistema mais vendido para smartphones e cresce em relação aos tablets, agora só falta ser o alvo principal de desejo dos consumidores.
Imagem: wadsam.com
Envie um comentário