Na última sexta-feira dia 15/03/2013 a Receita Federal lançou uma atualização para o app Pessoa Física que possibilitará o cálculo e auxiliará em consultas e na declaração do IR (Imposto de Renda) através de smartphones e tablets.
Tudo que o contribuinte precisa fazer é cadastrar seu dispositivo no site da receita Federal e então baixar o aplicativo, que por enquanto só está disponível para o Sistema operacional Android, na Play Store. Depois é só instalá-lo no smartphone ou tablet. A Receita Federal prometeu a versão iOS do app para daqui a alguns dias.
Após a inserção dos dados pessoais, o contribuinte terá acesso aos seguintes módulos disponíveis no app Pessoa Física:
- Serviços de consulta CPF e restituição IRPF;
- Serviço Orientações Gerais (para iniciantes em declaração de IR);
- Perguntão IRPF2013 (uma espécie de FAQ sobre o Imposto de Renda);
- Cálculo (que realiza o cálculo mensal e anual do imposto de renda);
- Teste de conhecimentos (uma forma divertida de conhecer a legislação do IRPF);
- Pagando o Imposto (que permite consultar e imprimir o DARF para pagamento das cotas do IRPF desde 2006).
Esse aplicativo ainda não permite que as pessoas físicas façam a declaração do IR com smartphones ou tablets. Ele só permite acessar o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). A Receita pretende permitir que os contribuintes façam a declaração através de dispositivos móveis no futuro, mas ainda não há prazo.
O serviço Cálculo do app Pessoa Física, permitirá que os contribuintes façam o cálculo mensal ou anual do IR devido. Para isso, bastará informar o valor do rendimento e das deduções. Servirá como exercício para que as pessoas físicas saibam quanto terão de desembolsar no acerto de contas.
Envie um comentário