HOME
MGITECH

windows.jpgCom pouco mais de 1 ano de existência, o Windows 8, maior aposta da Microsoft para o mercado de mobilidade consumer e empresarial já acumula experiências de usuários muito satisfeitos e tambem uma boa porcentagem de usuários que relatam frustração com o novo Sistema Operacional e até mesmo, os que nem sequer pretendem fazer a atualização.

2121824759 windows 8 logo0817 answer 1 xlarge

A própria Micosoft admitiu para o Jornal Financial Times que algumas modificações foram totalmente negativas. A maneira de interagir com o Menu Iniciar, por exemplo, foi uma mudança corajosa e inovadora, mas para os usuários "paleozóicos" do Windows, mudar a maneira com que se interage com uma das principais funções do SO não foi visto com bons olhos.

Mas o erro maior não está no SO e sim, na estratégia de marketing que não soube "reeducar" os usuários para uma nova experiência. Com o advento dos tablet-pcs e os ultrabooks, a maneira de interagir com a máquina não está mais limitada apenas a mouse e teclado. As telas sensíveis ao toque trouxeram outra dinâmica e velocidade para as tarefas e o Windows 8 tambem traz essa nova dinâmica, com centenas de atalhos excelentes de toque do dedo, mas que executados no mouse não trazem a mesma satisfação na experiência.

Mas quando alguem vai até a loja comprar um computador novo, será que a equipe de vendas está apta a orientar sobre o Windows 8? Mais ainda, será que um ultrabook que não tem tela sensível ao toque e tem o SO nativo Windows 8 é a melhor escolha? Essas são questões importantes na hora de fazer aquisição de um ultrabook ou tablet-pc. Qual será o uso da máquina? Trabalho? Lazer? Preciso mesmo de um tablet? Essa carência de preparo por parte do mercado e de orientação ao usuário é que pode ser considerada um fiasco.

É claro que existe o outro lado da moeda e o Windows 8 está longe de ser considerado um fracasso. Ao contrário, existem muitas empresas desenvolvendo softwares totalmente baseados na nova plataforma e apostando na mobilidade para o futuro. A partir do momento em que o usuário se familiariza com a diferença entre operar um computador e um dispositivo móvel, a experiência Windows 8 faz todo o sentido. Veja no video, um tour pelo Windows 8.

A Microsoft já anunciou que pretende corrigir algumas falhas e fazer mudanças na próxima atualização do Windows 8. 

Qual a sua experiência com o Windows 8? Positiva? Negativa? Deixe seu comentário!

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado