Dispositivos em todo o mundo (combinação de PCs, tablets e celulares) tem um prospecto de atingir 2,35 bilhões de unidades em 2013, um aumento de 5.9% a partir de 2012, de acordo com a Gartner. O mercado está sendo impulsionado pelas vendas de tablets, smartphones e em menor medida, ultramobiles, já as vendas de PCs estão em declínio.
O PC tradicional (desktop e notebook) tem uma previsão para o total de 305 milhões de unidades em 2013, um declínio de 10.6% a partir de 2012, enquanto o mercado de PC, incluindo ultramobiles está previsto para declinar de 7.3% em 2013. As vendas de Tablets devem crescer 67.9%, com embarques atingindo 202 milhões de unidades, enquanto o mercado de telefonia móvel vai crescer 4.3%, com um volume de mais de 1,8 bilhão de unidades. O acentuado declínio nas vendas de PCs registrados no primeiro trimestre foi o resultado de uma mudança nas preferências em desejos e necessidades dos consumidores, mas também um ajuste no canal para abrir espaço para novos produtos chegando ao mercado no segundo semestre de 2013.
"Os consumidores querem a qualquer hora e em qualquer lugar computação que lhes permita consumir e criar conteúdo com facilidade, mas também compartilhar e acessar o conteúdo de uma carteira diferente de produtos. Mobilidade é fundamental em ambos os mercados maduros e emergentes ", disse Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas do Gartner.
A demanda por ultramobiles (que inclui Chromebooks, designs finos e leves e dispositivos híbridos com o Windows 8) virá de atualizações de ambos os notebooks e tablets premium, como o iPad da Apple ou Galaxy Tab 10.1. Analistas disseram que os dispositivos ultraportáteis estão ganhando atratividade. Isto será ainda mais evidente no quarto trimestre de 2013, quando a combinação do novo projeto baseado em processadores Intel Bay Trail e Haswell executado no Windows 8.1 chegará ao mercado. Embora esses dispositivos ajudem pouco a aumentar os volumes globais de vendas, inicialmente, eles são esperados para ajudar os fornecedores a aumentar os preços médios de venda e margens.
O tablet e os mercados de smartphones estão enfrentando alguns desafios para que estes dispositivos ganhem mais ciclos de vida. Houve também uma mudança com muitos consumidores indo de tablets premium para tablets básicos. A participação dos tablets básicos deverá aumentar mais rapidamente do que o previsto, enquanto as vendas do Mini iPad já representavam 60% das vendas totais do iOS no primeiro trimestre de 2013.
"O aumento da disponibilidade de tablets básicos com preços mais baixos, além de adicionar o valor passando para software em vez de hardware irá resultar nas vidas de tablets premium que se estendem com eles permanecendo ativos por mais tempo. Veremos também as preferências dos consumidores divididas entre tablets básicos e dispositivos ultraportáteis ", disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner.
"O desafio no mercado de smartphones também é a penetração no mercado de massa, os pontos de preços estão baixando e, na maioria dos casos, tambem as margens. "
"A Apple é atualmente a presença mais homogênea em todos os segmentos de dispositivos, enquanto 90% das vendas Android atualmente se concentra no mercado de telefonia móvel e 85% das vendas da Microsoft, no mercado de PC."
Além disso, com a crescente aceitação do BYOD pelas empresas, há um aumento de dispositivos de propriedade do consumidor no mundo da computação. Gartner prevê que os dispositivos de computação comprados pelos consumidores vai crescer de 65% em 2013 para 72% em 2017. Isso significa a crescente importância do design para o consumidor dentro da empresa.
Os dados de previsão de mercado detalhados da Gartner estão disponíveis no relatório que está em seu site, para conferir esse relatório, clique AQUI.
fonte: http://www.gartner.com/newsroom/id/2525515
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