HOME
MGITECH

Problemas com passwords

Administrar senhas é problemático. Precisamos manter anotações por todos os cantos com dicas para as dezenas de senhas que temos de guardar para cada conta de e-mail, loja virtual, redes sociais, dispositivos e plataformas online.

É por isso que dentro do ambiente corporativo vemos tantas chamadas para o Help Desk por motivo de esquecimento de senha, ou práticas perigosas de se usar senhas simples demais, ou as mesmas senhas para todas as ocasiões.

Uma questão de tamanha importância não pode ser negligenciada dessa forma, todos sabemos o quão difícil e incômodo é organizar todas essas informações, mas pior ainda é ter nossa privacidade ou a da empresa invadidas por causa de um deslize ou maus hábitos com nossas senhas.

A Revolução da biometria

A Biometria chega para mudar esse cenário, mas para começar, vamos à definição do que é biometria:

“É o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc.

Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos.

Ou seja, os estudos confirmam que os seres humanos possuem características físicas únicas, que não se repetem, como é o caso da impressão digital ou formato dos olhos.

A tecnologia traz esses dados para a prática, criando dispositivos e procedimentos para confirmar a identidade de alguém, através de partes do corpo.

Já imaginou como isso pode ser bem melhor do que utilizar senhas? Vejamos alguns dos métodos em uso para criar sistemas de segurança:

Impressões digitais – Utilizada há décadas na forma de marcas feitas com tinta, está presente em nossos documentos e fichas criminais para identificação de indivíduos. Agora, smartphones e tablets já possuem a tecnologia de reconhecimento de digitais para destravar o dispositivo.

Reconhecimento da palma da mão: Assim como as digitais, as marcas da palma da mão também são únicas entre os indivíduos. As vantagens oferecidas sobre as digitais são maior precisão e dificuldade de falsificação.

Olhos – Os olhos são umas das partes mais complexas do corpo humano, e um dos pontos que mais nos diferencia como indivíduos únicos.

Reconhecimento da íris – Métodos mais modernos do que o escaneamento da retina permitem utilizar o formato único da íris (nem mesmo gêmeos idênticos possuem o mesmo formato de íris!) em formas não-invasivas de identificação, como por exemplo o escaneamento feito à certa distância dos olhos.

Reconhecimento facial – A face é a nossa característica mais visível, o nosso “cartão de visita” social, e possui inúmeras características únicas. Estudos são feitos para aperfeiçoar o reconhecimento facial em leitores que identifiquem expressões em movimento. Até mesmo padrões térmicos estão sendo utilizados para superar barreiras de baixa luminosidade e interferências.

A Voz – Outro traço bastante único em nós, ganha bastante atenção dos pesquisadores devido à facilidade de utilização.

Segurança

Infelizmente alguns métodos de biometria podem ser falsificados, e ainda não possuem tecnologia para uma precisão elevada. É por isso que métodos múltiplos estão sendo utilizados para aprimorar a segurança, como por exemplo a autenticação dupla utilizando voz e digitais.

Ainda estamos engatinhando nas pesquisas e aplicações da biometria, mas já podemos vê-la em muitos lugares, como bancos, academias, órgão do governo, instituições de saúde, etc.

Até que essa tecnologia esteja totalmente implementada, vale a pena procurar soluções em biometria para o seu negócio, e gerenciamento de senhas através de aplicativos MDM para sua empresa.

Desta forma, ficamos por dentro das inovações, e diminuímos os riscos das operações, gerenciando as senhas existentes em nossa empresa.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado