HOME
Leonardo Calandriello

"Se você vê uma caneta, eles estragaram tudo." Essa é uma famosa frase de Steve Jobs, dita no ano de 2010 rejeitando a competição do Ipad com o Samsung Galaxy Notes, uma combinação tablet + smartphone que incluia caneta. Mas se Jobs estivesse certo, o Notes não teria vendido mais de 5 milhões de unidades.

O que aconteceu na verdade foi um processo de maturação simultâneo dos dispositivos e da compreensão do setor corporativo, incluindo equipe de TI, na hora de analisar qual o melhor dispositivo móvel a ser adotado para o negocio.

Talvez Steve Jobs não fizesse essa afirmação nos dias de hoje, mas na época ele teve motivos para acreditar que não haveria concorrência. O fato é que a stylus capacitiva é o acessório mais vendido para o Ipad na Amazon e no Best Buy. Isso acontece simplesmente porque aplicativos de sucesso corporativo como o Notes funcionam muito melhor com a entrada a caneta do que no toque do dedo.

Hoje a caneta não é um dispositivo simples, mas sim bastante desenvolvido tecnologicamente, permitindo diferentes níveis de sensibilidade por pressão na tela e conseguindo executar exatamente as mesmas funções de um mouse. Marcas como Wacom e N-trig vem disputando esse mercado.

A entrada a caneta torna o uso de dispositivos móveis muito mais criativo, tanto para usuários comuns, quanto para o uso corporativo. Em um Tablet-PC com Windows, o reconhecimento de escrita nativo do sistema seria muito dificultoso se a entrada fosse feita no toque do dedo. Aplicativos de formulários que convertem a escrita a mão para caracteres hoje em dia estão agilizando e diminuindo o tempo de duração de muitos processos e principalmente, eliminando o uso de papel da operação. É o caso do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) em hospitais. Já existem cases consolidados no Brasil que comprovam esse benefício.

Aplicativos que unem anotações a caneta e possibilitam anexar imagens a esses documentos tambem são de grande utilidade para o serviço em campo. Exemplificando: basta um engenheiro tirar uma foto com a câmera do próprio dispositivo, anexá-la ao software e ali mesmo anotar as mudanças a serem feitas na planta e enviá-la por email. Já dá para perceber a economia de tempo atingida com o uso de um Tablet.

As aplicações desse tipo são inúmeras, basta uma ideia bem estudada e concretizada e a escolha do melhor dispositivo para executá-la.

Compartilhe aqui se a sua empresa utiliza aplicações desse tipo, comente sobre os benefícios que a mobilidade trouxe para o seu negócio!

 
fonte de pesquisa: http://blog.laptopmag.com/was-steve-jobs-wrong-why-the-pen-won’t-die

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado