É sabido que as ferramentas MDM são uma necessidade para empresas de todos os tamanhos, independentemente do seu campo de atuação. Mas quão real é essa necessidade?
Tudo depende do objetivo, e do que estamos tentando atingir ao adotar tais aplicativos.
Entre os líderes de TI, muito é discutido sobre as principais características que devem estar presentes entre as numerosas opções presentes no mercado.
Muitas vezes, o departamento de TI se baseia na lista de soluções dada pelos desenvolvedores das ferramentas, e as consideram como “essenciais”, quando na verdade o que realmente importa é a demanda particular da empresa.
Para evitar confusão na hora de enumerar as necessidades, tente anumerar as características de que precisa. Você irá descobrir que nem todo mundo consegue precisar exatamente o que quer.
Esse é um primeiro indicativo: Se não consegue definir o que quer, você realmente precisa disso?
Enquadramos a maioria das características MDM em “é bom ter”, para depois removermos o supérfluo, como quando vamos comprar um carro novo, e retiramos detalhes do pedido para não extrapolar o orçamento.
Como resolver de forma prática?
Para começar a pensar da forma correta, comece focando nos recursos que já são confortáveis em sua empresa. Pergunte-se: Aonde queremos chegar utilizando essa ferramenta? Quais são os indicadores do mercado? Quais os benefícios operacionais desejados?
Acredite, a lista será curta e concisa, e poderá incluir:
- Gerenciamento de ativos e inventário
Saiba quem possui determinado dispositivo e quando foram adquiridos.
- Segurança em caso de dispositivo perdido ou roubado
Opções como trava de dispositivo e remoção de dados remota. Lembre-se, proteger o dispositivo é bom, mas o mais importante é proteger os dados contidos nele.
- Distribuição de aplicativos
Certifique-se de que os usuários tenham os aplicativos necessários para o trabalho, e façam uso produtivo dos aparelhos.
- Políticas de segurança como senhas e criptografia
- Fácil enrollment
A adoção deve ser alta, tanto para dispositivos como para aplicativos. Todos os colaboradores devem estar na “mesma página”.
O fator principal
Talvez o ponto mais importante de tudo isso seja a política de MDM. De acordo com um estudo do grupo Aberdeen, 78% das empresas possuem uma política de uso documentada, mas apenas 43% dispõem de métodos para colocá-la em prática. Ao mesmo tempo, menos de 20% dos profissionais alistaram-se nas políticas de suas empresas e\ou tiveram dificuldade em compreendê-las.
Em outras palavras, sem uma política adequada, não pode haver MDM. O primeiro e mais importante passo é a criação e execução de uma política clara criada em torno das necessidades primordiais do seu ramo de atuação.
Envie um comentário