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Não importa o tamanho ou o setor em que atuam: as empresas simplesmente precisam do MDM (sigla vinda do inglês Mobile Device Management), ou o gerenciamento de dispositivos móveis.

Para identificar o tamanho dessa dependência, é essencial entender o motivo de cada companhia ter adotado esses dispositivos em seu ambiente e onde espera chegar com a prática.

Especialistas afirmam que é muito comum o processo de adoção da solução já começar errado. Isso porque, muitas vezes alguém na empresa participa de um evento ou lê um artigo sobre a importância do MDM e simplesmente resolve que seu negócio “precisa disso”.

Em seguida, o setor de TI é acionado, e cabe a ele sugerir soluções do mercado ideais para a empresa. Porém, ele pode identificar que a companhia precisa adotar muitas soluções antes de assumir o gerenciamento de dispositivos móveis em si, e essa lista cresce facilmente.

Às vezes, baseado em marcas líderes em seus setores, o profissional de tecnologia acredita que a sua empresa também precisa de todas as ferramentas e características citadas, e não é bem assim.

Por isso, primeiramente, identifique qual o objetivo de adotar o MDM em sua companhia. Onde vocês querem chegar e o que pretendem conquistar, por meio dessa solução? Considere, ainda, quais são os impulsionadores do seu negócio e quais benefícios operacionais você espera atingir.

Por isso, primeiramente, identifique qual o objetivo de adotar o MDM em sua companhia. Onde vocês querem chegar e o que pretendem conquistar, por meio dessa solução? Considere, ainda, quais são os impulsionadores do seu negócio e quais benefícios operacionais você espera atingir.

Para ajudar nessa tomada de decisão, destacamos abaixo algumas das principais características ao obter o MDM presente em sua empresa:

  • Gestão de ativos e dados de inventário: é essencial saber quem usa qual dispositivo e quando eles foram adquiridos;
  • Programa de segurança: no caso de um tablet ou smartphone ser perdido ou roubado, é imprescindível garantir a segurança dos dados nele contidos. O aparelho pode ter travamento automático no caso de tentar ser acessado por um terceiro, por exemplo. Isso impossibilita qualquer pessoa de obter informações críticas e confidenciais de sua companhia;
  • Distribuição coerente de aplicativos: de nada adianta o usuário ter o dispositivo móvel se ele não é bem utilizado. É preciso ter certeza de que as ferramentas certas estão disponíveis aos usuários certos;
  • Uso de senhas e desenvolvimento de política interna: os colaboradores devem utilizar senhas desenvolvidas com alto grau de segurança, e devem não apenas conhecer as regras, mas segui-las corretamente;
  • Política de fácil adesão: se é para adotar, que seja com transparência e facilidade. O usuário que precisar do gadget deve encontrar facilidades em seu caminho, e não burocracias e iniciativas que apenas o desmotivam.

Ao adotar uma política de MDM, ela deve existir para ser seguida e cumprida. Não há motivos para adotar uma solução complexa e que gerará custos à empresa se o trabalho não for bem feito. É preciso desenvolver uma política de propriedade clara e garantir que os funcionários a entendam e a sigam. Isso fará com que as informações da companhia se mantenham protegidas continuamente.

Se não for assim, o MDM não tem razão de ser. Identifique quais as necessidades de sua empresa, crie uma lista das soluções realmente necessárias e, só então, siga adiante com a adoção do procedimento. Procure um parceiro no mercado para prestar consultoria, caso você entenda que o passo é muito grande para ser dado sozinho.

Ao começar corretamente desde o início, a política será respeitada e seguida por todos, e seu gerenciamento será realizado de forma muito mais simples e econômica.


Fale com um especialista MGITECH e entenda como podemos ajudar a sua empresa nessa jornada.

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