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A venda assistida, ou venda guiada, é uma modalidade em crescimento no varejo on-line e físico mundial, se tornando um recurso vital para proporcionar uma experiência completa ao cliente e melhorar a rentabilidade da operação de varejo.

Tanto que, de acordo com o Gartner, 75% das empresas de vendas B2B pensam em implementar uma solução de vendas assistidas até 2025, tornando as interações com os clientes mais eficientes e estimulando a conversão.

Em um setor em que as empresas disputam ferozmente pela atenção dos clientes, a venda assistida combina tecnologia com personalização para redefinir a forma com que as pessoas realizam suas compras.  Afinal, não é difícil o cliente desistir dos seus produtos se não conseguir tirar dúvidas facilmente ou, ainda pior, simplesmente não encontrar o que precisa.

E é aqui que a venda assistida mostra seu maior benefício: auxiliar os clientes a encontrarem o que estão buscando, inclusive aquele produto que ele ainda não “descobriu que precisa”.

O que é venda assistida?

A venda assistida é um método que combina a tecnologia com técnicas de venda para personalizar a experiência do cliente. A análise dos dados desses clientes é fundamental para o sucesso do processo, já que as empresas dependem dessas informações para conhecer o comportamento do cliente e suas necessidades e tornar cada interação, inclusive as nas lojas físicas, altamente personalizadas para auxiliar a tomada de decisões.

Por meio de soluções baseadas em inteligência artificial e aprendizado de máquina, a experiência de compra do cliente pode ser orientada em tempo real enquanto ele navega pelos departamentos do e-commerce ou loja física, compara produtos e preços e seleciona complementos desejados. Ao auxiliar esse cliente durante sua jornada, é possível evitar sua frustração e o abandono do carrinho devido, algumas vezes, à sobrecarga de opções disponível.

No mundo físico, auxilia o vendedor nesse processo, já que permite o acesso aos dados dos clientes e informações sobre produtos e serviços para guiá-lo pela loja até encontrar os produtos desejados e tornar o processo de compras mais ágil.

Com acesso às informações históricas do cliente, como departamentos mais visitados, requisitos de recursos e valor das vendas realizadas anteriormente, o sistema de venda assistida fornece informações oportunas e relevantes, como as especificações de produtos, para auxiliar a venda. Ou seja, é uma abordagem omnichannel inovadora e benéfica para todos, tanto clientes como lojistas.

Práticas para tornar a venda assistida mais eficaz

A venda assistida vai além de ser apenas uma estratégia de vendas, ela apresenta uma transformação na forma com que as empresas se relacionam com os clientes e tornam a decisão de compra mais fácil. Isso exige que algumas práticas sejam adotadas:

Personalização com foco no cliente

Para a estratégia de venda assistida ser bem-sucedida, o cliente obrigatoriamente precisa estar no foco dos negócios. É preciso entender que cada cliente é único e tem seus desejos, necessidades e preferências únicas, além de enfrentar dificuldades distintas em suas compras. Com base nesses fatores, a solução de venda assistida cria perfis de clientes para oferecer uma experiência personalizada.

Insights baseados em dados

Para isso funcionar, dados de qualidade são fundamentais, afinal, a venda assistida é totalmente baseada nessas informações — dados pessoais, histórico de compras, padrões de comportamento e preferências. Ao analisar esse conjunto de dados, o sistema pode antecipar as necessidades dos clientes, oferecer vendas cruzadas ou recomendações valiosas.

Seleção guiada de produtos

A venda assistida orienta o processo de decisão de compras dos clientes, fornecendo informações importantes sobre os produtos, seus benefícios e como os recursos podem atender às necessidades específicas do cliente, além de poder comparar fabricantes, preços, recursos, entre outros fatores.

Recomendações personalizadas

Uma estratégia de venda assistida bem-sucedida precisa fornecer recomendações personalizadas aos clientes. Com base em suas compras anteriores, histórico de navegação e preferências, produtos ou serviços podem ser oferecidos para atender às suas necessidades. Mas essas recomendações precisam ir além de algo genérico, oferecendo a sensação de que a empresa compreende o cliente está procurando e o valoriza.

Ferramentas e conteúdo interativo

A venda guiada também incorpora conteúdo e ferramentas interativas para facilitar o processo de vendas. Tours guiadas pelos produtos, configuradores de produtos, formulários interativos e assistentes virtuais baseados em IA envolvem o cliente e tornam a jornada de compras mais informativa.

Assistência em tempo real

Clientes buscam respostas rápidas e precisas às suas dúvidas, e no varejo físico isso é ainda mais importante. Oferecer um chat em tempo real ou um assistente virtual para o cliente e também para o vendedor torna essa busca mais ágil e eficiente, garantindo orientação e uma experiência perfeita.

Pós-venda

A venda assistida não termina no ponto de compra. Ela continua no pós-venda, com as empresas mantendo a interação com os clientes. Isso envolve o envio de e-mails personalizados, dicas de uso para os produtos comprados, recomendações de complementos etc.

Como uma solução de venda assistida descentraliza o checkout?

Um dos principais fatores da venda assistida é agilizar todo o processo de venda, reduzindo possíveis atritos durante a jornada do cliente. Isso significa que o processo de checkout se torna mais simples, automatizado e desburocratizado, além de reduzir processos cansativos para selecionar produtos, cadastrar dados e confirmar a compra.

Com a solução de vendas assistidas da MGITECH, o vendedor interno tem todo o sistema da loja e vendas em suas mãos, facilitando a consulta de preços, acesso às informações do cliente, dados sobre seu histórico e suas preferências.

Com isso, pode oferecer produtos que atendam às suas necessidades e descontos de acordo com seu relacionamento, além de poder registrar e enviar a venda automaticamente para o caixa. Isso pode ser feito em tempo real e na frente do cliente, proporcionando maior transparência nas transações e evitando erros que, de outra forma, só seriam identificados na boca do caixa ou, pior, na casa do cliente.

Com a solução de vendas assistidas da MGITECH sua empresa oferece a melhor experiência de compra possível, reduzindo o tempo de espera para finalizar uma compra e facilitando o acesso às informações do cliente. Com isso, o vendedor consegue tornar o atendimento personalizado, melhora a circulação pela loja e aumenta suas vendas.

Além disso, a MGITECH também trabalha com os equipamentos e serviços necessários para a empresa implementar uma operação de venda assistida. Entre em contato e saiba mais.

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