HOME
MGITECH

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que une o mundo real ao mundo virtual; ela expande o mundo físico com uma visualização direta de imagens, sons, vídeos e gráficos através de dispositivos computadorizados, como smartphones, tablets e os Wearable. Com estes dispositivos, o usuário tem uma visão geral do local, recebendo uma percepção do que pode ser realizado naquele instante com mais eficiência e dinamismo.

O setor de logística exige planejamentos precisos, com serviços ágeis, confiáveis e seguros. Por isso, implantar a RA nesta área facilita todos os processos, renovando a infraestrutura e proporcionando um acesso muito mais rápido e exato das informações necessárias. Além disso, os benefícios são muitos, como redução de erros, agilidade nos processos e aumento de produtividade.

Os wearable (tecnologias móveis usadas junto ao corpo, como relógios, óculos, headsets e outros) são os recursos mais interessantes e modernos neste meio. O funcionário pode colocar um óculos com RA, por exemplo, e ter uma visão em 3D de todo layout do estoque com todas as informações necessárias para aquele momento. Já o headset com comando de voz passará todas as instruções ao funcionário, enquanto ele está executando as tarefas.

Como exemplo deste tipo de equipamento temos os Headsets da RealWear, que une Realidade aumentada com voz, o que gera ainda mais produtividade nas operações logísticas.

Essa tecnologia pode ser aplicada em importantes etapas dentro da logística, como o planejamento e as operações dentro do armazém, o transporte e a entrega. 

New call-to-action

Planejamento do layout do armazém

Todos sabem que o planejamento e a gestão do armazém devem ser pensados de maneira bem estruturada, cuja movimentação de produtos e equipamentos seja realizada com dinamismo e todo o espaço seja utilizado com ótimo aproveitamento. Para que isso ocorra, conforme mais mercadorias vão chegando ou saindo, é necessário efetuar diversas adaptações para que o layout não atrapalhe a produtividade das operações internas. A Realidade Aumentada é  bem conveniente nestas adaptações, pois permite a projeção do layout e simulação de alterações digitalmente, possibilitando o planejamento adequado antes de realizar as mudanças em si. Isso significa resultados mais conclusivos e positivos. 

Picking

Nas operações dentro do estoque, o picking é um dos serviços mais complexos e demorados, localizar um item em um grande armazém pode ser difícil e atrapalhar todo o processo. A aplicação da Realidade Aumentada para este setor é promissora e vem trazendo bons resultados nas empresas que já a estão utilizando. Os melhores dispositivos a serem utilizados neste caso são os Headsets com RA, pois o funcionário ficará com as mãos livres para realizar suas tarefas, aumentando sua produtividade, além de trabalhar mais confortavelmente. Os óculos fornecem uma imagem 3D do armazém e sinalizam a localização exata do produto procurado. Eles também podem fazer a leitura do código de barras de prateleiras e transmitir informações em grande volume que facilitem o processo de movimentação e posicionamentos das mercadorias, além de atualizar o Warehouse Management System (WMS). Ou seja, muito mais eficaz que uma tradicional lista de papel, além de reduzir o consumo de tempo e gerar menor índice de erros. 

A DHL Supply Chain em parceria com a Canon por exemplo,  já está utilizando os óculos inteligentes com lentes de realidade aumentada no Brasil para agilizar as operações de picking. A tecnologia está sendo aplicada na área de armazenagem na divisão de e-commerce de câmeras da Canon e o modelo usado é o Google Glass Enterprise Edition, que executa o seletor de visão xPick, sendo que o software foi personalizado para tal operação com desenvolvimento da provedora de soluções Ubimax. Segundo a DHL, o recurso aprimora a eficiência operacional e a acuracidade de picking, além da redução de erros, do tempo de escaneamento e do período de treinamento dos funcionários. 

Transporte

 O transporte é um setor que exerce uma função crucial na logística. Com a Realidade Aumentada, os processos de carregamento de caminhões são otimizados e as listas e instruções de cargas impressas podem ser substituídas por ilustrações em 3D, com as orientações e planejamentos de cada mercadoria e palete em tempo real. Toda a programação é realizada de acordo com cada necessidade, sendo neste caso, com informação de peso, dimensões e destino, tornando este processo mais ágil.

Uma das possibilidades, por exemplo, é que o carregador receba a informação de onde encontrar o próximo palete e onde deve ser posicionado no caminhão, e o melhor, na ordem de entrega. E, por conter as informações de peso e dimensões, o aplicativo irá apresentar uma estimativa de espaço livre no veículo, oferecendo maior precisão. A RA também pode substituir o sistema de navegação utilizado pelo motorista, que terá a visualização das rotas em 3D para uma viagem mais dinâmica. Com a tecnologia implantada aos caminhões, a comunicação entre quem está no armazém e o caminhoneiro torna-se mais rápida, permitindo que um problema seja solucionado em tempo real. 

Entrega 

A entrega é outra atividade que demanda tempo e dinheiro na logística, e a introdução da Realidade Aumentada neste campo também pode minimizar essas questões. Na maior parte do tempo, os entregadores estão procurando o produto que será entregue, e esta tecnologia dá fim neste processo, pois ele terá a visão de tudo dentro do seu caminhão através do dispositivo utilizado. Como já dito anteriormente, as mercadorias são carregadas de acordo com a rota de entrega, já facilitando todo o processo. Além disso, mais uma vez o papel e caneta ficarão de lado com a leitura dos códigos de barra para a identificação correta dos produtos. E, também, é possível digitalizar a pessoa que recebe a entrega, efetuando assim o reconhecimento facial para garantir maior segurança.

Tecnologia de voz no CD

Outra tendência digital que está crescendo juntamente com a Realidade Aumentada no setor da logística é o uso de tecnologia de voz. Conforme mencionado no tópico de picking, a utilização de headsets, que é controlado por um sistema de gestão centralizado, facilita as atividades, pois os funcionários ficam com as mãos livres. Os processos ficam mais ágeis e vem apresentando redução de erros nas empresas que estão utilizando para a coleta de dados. O comando de voz proporciona mais produtividade na armazenagem dos produtos, na conferência e embalagem e, também, no momento de despacho nos caminhões. Com o headset, a leitura de instruções é dispensável, pois os funcionários as escutam enquanto estão em ação. Além disso, outra vantagem de utilizar esse sistema é a facilidade de capacitação dos operadores, cujo treinamento é muito mais rápido quando comparado com o processo tradicional.

Indiscutivelmente, a tecnologia sempre foi aliada dentro do universo de logística e, como podemos ver, a Realidade Aumentada é um grande avanço para este nicho. Os benefícios são gigantes, tanto para as empresas, como para os funcionários e para os clientes. Sem dúvidas, a RA proporciona uma grande revolução para este setor, e as empresas que a adotarem já terão grandes diferenciais no futuro, junto a seus públicos.

New call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado