A Black Friday 2019 está quase chegando. Se há quase uma década, quando teve início no Brasil, o varejo teve um faturamento que não passou de R$3 milhões, a projeção para esse é bem mais promissora. Segundo pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen, o e-commerce deve faturar mais de R$3 bilhões esse ano, um aumento de 18% em relação a 2018.
Outros dados relevantes são de um levantamento da plataforma, Zoom. O estudo apontou que 95% dos 4.389 entrevistados pretendem comprar na Black Friday, e 66% vão aproveitar para antecipar as compras de Natal.
Além disso, 58% disse ter poupado dinheiro ao longo do ano para realizar suas compras na data. Dos 95% de compradores, 60% pretende gastar mais de R$1.000 em compras. Ou seja, um ticket médio atraente para o comércio.
Tendência: PDV como preferência do consumidor durante a Black Friday
Apesar de a expectativa para o ambiente online ser positiva, como vem ocorrendo nos últimos anos, uma pesquisa realizada pelo Google, em parceria com a Provokers, mostrou que pela primeira vez o número de consumidores em lojas físicas será igual ao do comércio eletrônico.
Para se ter uma ideia, o número de consumidores que pretendem comprar em lojas físicas saltou de 7% para 25% em 2019. Segundo o levantamento, um dos principais motivos para isso é o consumidor omnichannel.
Uma das características de compra desse novo cliente é que ele gosta de pesquisar no ambiente online para então procurar os pontos de venda físicos para compra ou retirada. E, quando chega a uma loja, espera ter uma experiência similar a que vem encontrando no comércio eletrônico. Ou seja, praticidade, autoatendimento, agilidade e relacionamento com as empresas, de modo com que todas as dúvidas sejam sanadas antes da decisão de compra.
Como utilizar a tecnologia para aumentar as vendas
Para aproveitar os ótimos resultados que a Black Friday pode trazer ao varejo, não basta incluir descontos atrativos nos produtos e esperar que os clientes comprem. Hoje, é preciso oferecer conveniência, integração e autossuficiência ao consumidor em todos os canais de venda.
Afinal, na mesma medida em que a concorrência está cada vez mais acirrada, os clientes estão se tornando mais exigentes em relação às facilidades oferecidas por uma marca. Prova disso é a pesquisa High Tech Retail, desenvolvida pelo Grupo Croma com consumidores de todo o Brasil. Essa mostrou que 80% dos entrevistados passam a considerar mais as lojas que disponibilizam soluções tecnológicas, e 79% as recomendam a seus conhecidos. Ou seja, é essencial oferecer uma experiência memorável tanto na loja virtual quanto no PDV.
Pensando em auxiliar o seu negócio a faturar mais durante a Black Friday com o apoio da tecnologia, selecionamos dois recursos que podem ser implementados para atingir o objetivo. Confira:
Autoatendimento em loja para reduzir filas
Como você viu, o consumidor brasileiro prioriza marcas que investem em inovação tecnológica para trazer mais facilidade, agilidade e comodidade durante as compras. Uma das soluções mais estratégicas para reduzir filas e agilizar o processo de compra, o que automaticamente contribui para uma boa experiência, são os totens de autoatendimento.
Segundo dados do Gartner, até 2020, 85% das interações entre consumidores e empresas serão por meio da tecnologia. Por isso, é cada vez mais comum encontrar terminais em supermercados, lanchonetes, bares, restaurantes e lojas.
Os totens possibilitam que os clientes façam o pedido e o pagamento de suas compras sem a necessidade de atendimento humano. A partir daí, basta que retirem o produto direto no balcão. O comércio, por sua vez, ganha na otimização de processos, gestão remota e redução de custos, o que contribui diretamente para a lucratividade.
Preparação logística com coletores de dados
Para garantir os bons resultados na Black Friday, é fundamental controlar os estoques por meio de uma logística eficiente. Isso pode ser feito com o auxílio dos coletores de dados, recursos tecnológicos que funcionam como verdadeiros computadores de mão no ponto de venda.
Graças à mobilidade da ferramenta, é possível realizar inventários de produtos, controlar o recebimento de mercadorias, entre outras ações que auxiliam a gestão do varejo a fazer um controle minucioso de toda a logística em tempo real.
Entre as vantagens estão a praticidade em relação ao trabalho dos operadores, redução de erros e segurança, já que todos os dados ficam armazenados de forma digital, o que evita perdas de documentos físicos.
Como você pôde comprovar, a tecnologia é uma grande aliada do comércio para aumentar as vendas durante a Black Friday. Ainda dá tempo de investir em soluções para o PDV como as citadas em nosso conteúdo. Não perca tempo e otimize os seus resultados ainda para a edição deste ano.
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