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Para melhorar o desempenho da sua empresa, antes de qualquer coisa é preciso conhecê-la bem, saber como cada área está performando, onde é necessário investir mais e onde os custos precisam ser cortados. É preciso olhar para todo o planejamento realizado no início e analisar se tudo está correndo de acordo para realizá-lo.

Para isso existem os indicadores de desempenho – ou KPI’s –, que são métricas capazes de quantificar sua performance de acordo com seus objetivos organizacionais. A formação e a gestão desses indicadores podem ser direcionadas para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa e servir como referência para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de maximização dos resultados.

Por meio dos indicadores você consegue saber se uma determinada loja, região ou até mesmo produto está com problemas de saída, ruptura. Dessa forma, será capaz de tomar a decisão mais assertiva com relação ao problema. Isso ajuda a tornar a gestão mais simples e rápida, facilitando a visualização de todos os envolvidos.

Um exemplo são os indicadores estratégicos, que auxiliam na orientação de como a empresa se encontra com relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente. Eles indicam e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa com relação ao que deveria ser.

Aliás, existem tecnologias disponíveis no mercado que acompanham esses indicadores e realizam relatórios sobre eles. Um exemplo disso é o Trade Force, uma solução para trade marketing que determina quais indicadores precisam ser monitorados, coleta os dados e os atualiza em tempo real. Dessa forma, você visualiza apenas o que é realmente importante de forma prática.

Com mais informações e números, você consegue ter a plena noção de como está a situação do seu negócio. Se ele está saudável, se precisa de mudanças, corte de gastos, investimentos em alguns setores. Assim, com a lição de casa feita e conhecendo bem a própria empresa, você é capaz de maximizar os resultados e crescer de maneira sustentável.

Lembre-se sempre de que o principal é ter um negócio saudável, visando o médio e longo prazos. Não tome uma decisão analisando apenas o mercado atual. A economia é volátil e você pode acabar colocando os pés pelas mãos por ansiedade.

Então, acompanhe seus indicadores, estude-os bem e tome a melhor decisão para manter firme e próspero o seu negócio.

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