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O relacionamento de uma empresa com seus clientes é baseado em confiança e na eficiência dos serviços prestados. Nem sempre esses dois itens caminham juntos e, por isso, empresas que sejam eficientes e façam com que os clientes estejam seguros a respeito do que acontece conquistam uma posição de liderança em relação às demais.

Na área logística, a confirmação de entrega é, há algumas décadas, uma condição essencial para as empresas. O que nem todas as empresas compreendem, porém, é que confirmar a entrega é diferente de comprovar que ela foi efetivamente realizada. A diferença é sutil, mas muito relevante quando lidamos com clientes que querem ter garantias a respeito da entrega do produto.

Os sistemas de comprovação de entrega (Proof of Delivery ou POD, em inglês) utilizam ferramentas avançadas para mostrar aos clientes quando, onde e por quem cada entrega foi feita, com riqueza de detalhes, confiabilidade e segurança. Com o uso de equipamentos móveis, como tablets e smartphones, as equipes de entrega podem, utilizando um aplicativo desenvolvido especificamente para este fim, enviar rapidamente as informações que comprovam as entregas, entre elas a assinatura eletrônica de quem recebeu a encomenda, fotos da entrega e as características do pedido.

Para as empresas, os benefícios do uso de ferramentas POD não se restringem à comprovação da entrega e à satisfação dos clientes. A inteligência trazida pelo acompanhamento de informações em tempo real traz uma série de vantagens, tais como:

  • Redução de custos: o uso de processos eletrônicos elimina retrabalhos e garante uma diminuição dos custos com manuseio de papel;

  • Eliminação de reentregas: a comprovação de que as entregas foram efetivamente realizadas elimina a necessidade de fazer novas entregas daquele pedido, que antigamente significavam não apenas custos elevados com a repetição de processos logísticos, mas também a perda de vendas, uma vez que o produto reenviado não poderia ser vendido para outro cliente;

  • Aumento da eficiência das equipes de campo: a conexão dos dispositivos móveis à internet e o uso de equipamentos GPS permitem que os gestores saibam a todo instante onde está cada equipe. Dessa forma, é possível eliminar gargalos no processo logístico;

  • Comunicação em tempo real com as equipes de campo: a agilidade trazida pela comunicação em tempo real é algo que não pode ser minimizado. Com o uso de sistemas POD é possível alterar o roteamento das equipes caso haja alguma necessidade de última hora, como um pedido urgente, ou caso surja algum imprevisto (como acidentes de trânsito ou outros inconvenientes);

  • Construção de Indicadores Chave de Desempenho (KPIs): o acesso às informações oferecido pelos sistemas POD permite que os gestores criem indicadores de desempenho (KPIs) adequados às necessidades da empresa, aumentando os controles e melhorando a performance das equipes.

Agilidade, eficiência, conhecimento: com o uso de sistemas POD, as empresas obtêm índices mais elevados de desempenho, reduzem seus custos e tornam-se mais competitivas.

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